Cantagalo terá Centro de Reabilitação, proposta aceita na 1ª Conferência do Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Cantagalo terá Centro de Reabilitação, proposta aceita na 1ª Conferência do Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras

Pessoas com deficiência visual, auditivas, cadeirantes, amputados, autistas, deficiências ocultas, múltiplas deficiências, idosos, profissionais da área, entre outros, ocuparam o espaço para defender os seus direitos adquiridos. Fotos Arquivo AROAPCD

Outras propostas significativas saíram dos cinco eixos temáticos discutidos nos grupos de trabalho

Rio das Ostras realizou 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o tema debatido pela população foi o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento foi realizado no último sábado 21/10, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança.

Pessoas com deficiência visual, auditivas, cadeirantes, amputados, autistas, deficiências ocultas, múltiplas deficiências, idosos, profissionais da área, entre outros, ocuparam o espaço para defender os seus direitos adquiridos.

Grete Santos, conselheira do COMDEF e AROAPCD

Já com uma plenária lotada a população de Rio das Ostras, cumpriu sua cidadania ao comparecer no evento para direcionar ao município, estado e governo federal as propostas de políticas públicas que nortearão uma melhor qualidade de vida para os deficientes.

No caso de Rio das Ostras, uma proposta significativa surgiu no início da Conferência, após a leitura do texto da conselheira, Grete Santos, realizada pelo vice-presidente do COMDF, Angel Morote, já com a voz embargada pela emoção, Morote destacou o pedido da conselheira:

“Em Cantagalo, precisamos com urgência de um Centro de Reabilitação. Estou aqui como cidadã que também precisa ter um tratamento digno e isso é um direito! Toda pessoa com deficiência tem o direito a saúde, educação e lazer, então, temos que cobrar do poder público para que sejam respeitados”.

Vice-presidente do COMDEF, e Presidente do AROAPCD, Angel Morote,
fazendo a leitura da mensagem. Foto Arquivo Aroapcd

Já na ocasião após ao termino da leitura do pedido, na oportunidade de fala dos vereadores Leo Tatá e João Francisco, comovidos pelo texto, se comprometeram na plenária de destinar as Emendas Impositivas para a construção do Centro de Reabilitação, para atender a população de Cantagalo, uma ação positiva e de alegria tomou conta do local. Vale ressaltar que a conselheira Grete, ocupa a cadeira da múltipla deficiência e precisa sempre estar em atendimento por Fisioterapeutas.

Vânia Ricardo, Grete Santos, Renata Fernandes e Dona Sonia.
Foto Arquivo Aroapcd

Para o conselheiro vice-presidente do COMDEF, Angel Morote, a participação da conselheira Grete Santos, foi fundamental para que a sociedade entenda que os deficientes estão em pé de luta por qualidade de vida, procurando que seus direitos sejam respeitados. “Grete é uma pessoa com múltiplas deficiências, ativa no conselho, uma guerreira que sempre está lutando pelos seus direitos e não poderia de deixar passar sua proposta e recado”, afirmou.

Os cinco eixos foram divididos grupos de trabalho que foram:  Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do Acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência; Cidadania e Acessibilidade e Os desafios para a Comunicação universal. Todos os eixos aconteceram simultaneamente no período da tarde.

Delegados da Sociedade Civil eleitos na última Conferência: Angel Morote,
Raphael Morote, Danielle Dutra e Matheus da Silva. Foto Arquivo Aroapcd

Na Plenária Final, foram apresentadas as propostas dos grupos de trabalho e eleitos os representantes não-governamentais: Angel Morote, Renata Fernandes, Matheus da Silva e Emanuelle Dutra, que vão representar as demandas de Rio das Ostras na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em 2024. Os representantes governamentais, que não são eleitos, ainda serão indicados pela Secretaria de Assistência Social.

A programação cultural da conferência pela manhã contou com a participação do coral de idosos, urbanas inclusivas com a Associação Egide, exposição do artista plástico deficiente visual Rondi Ézer. Já pela tarde a dançarina com Síndrome de Down, Karina Ricardo realizou seu show com muita alegria, em seguida foi a vez da demonstração do futebol e basquete adaptado pela Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas com Deficiência (AROAPcD) e dança sênior do Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Os quadros do artista Rondi, ficaram em exposição durante todo o evento.

Exibição do Futebol de Amputados AROAPCD.Foto Arquivo Aroapcd

Os palestrantes foram o advogado e Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da 20ª Subseção da OAB/RJ, Brasilmar Sant'anna da Silva, sobre a aplicação da Lei Federal nº 13.146/2015. A professora doutora Edicléa Mascarenhas Fernandes, presidente do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência, que falou sobre o tema da Conferência. Além dos palestrantes a mesa foi composta pela Presidente do COMDF, Jeane Felix da Silva, Angel Esteban Morote Ruiz, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretária da Assistência Social, Eliara Fialho, subsecretária, Rosimara Valadares de Oliveira, Bruno Valente, representando o prefeito Marcelino Borba, Rondi Ézer, artista plástico, e pelos vereadores, Mauricio BM, Leo Tatá e João Francisco e Emanuelle Dutra Fernandes de Souza, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio das Ostras – Apae. 

Coral do Conselho Municipal de Idosos

Leia na íntegra a mensagem da Conselheira Grete Santos:

 Olá, bom dia a todos!

O meu nome é Grete Santos, sou pessoa com deficiência! Que bom estar aqui para apresentar propostas, debater e garantir nossos direitos para ganharmos qualidade de vida.

Moro há 42 anos no Humaitá, em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras. Sou filha de Dona Sônia Santos e Pedro Pereira Grijó, tenho nove irmãos e sou a mais nova.

Sou escritora e tenho três livros publicados, entre eles dois contos. Estou cursando o Ensino Médio e faço parte do COMDEF - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sendo a conselheira titular e representante da cadeira de múltipla de deficiência. E também conselheira da Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas com Deficiência - AROAPcD

Poder estar com vocês hoje é uma verdadeira inclusão e estou muito feliz em estar representando as pessoas com deficiência de Cantagalo, que é uma localidade onde não tem nada para as pessoas nessa condição. Estou aqui nesta primeira conferência muito confiante, para que minha proposta, ou melhor, o meu pedido seja feito e realizado.

Em Cantagalo, precisamos com urgência de um Centro de Reabilitação. Estou aqui como cidadã que também precisa ter um tratamento digno e isso é um direito! Toda pessoa com deficiência tem o direito a saúde, educação e lazer, então, temos que cobrar do poder público para que sejam respeitados.

Peço que a demanda seja atendida, pois Cantagalo cresceu e precisamos deste Centro de Reabilitação. Além disso, é necessária a manutenção das estradas de chão, porque temos muita dificuldade com os buracos e o transporte não funciona de forma adequada com meus colegas cadeirantes. Eles sofrem demais, pois para saírem de casa é um tremendo sacrifício, isso quando conseguem sair.

Uma boa conferência para todos nós!

Agradeço a participação!

Beijos,

Conselheira Grete Santos.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade