Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares participantes,
totalizando quase 4.200 alunos atendidos
Rio das Ostras, por intermédio
das Secretarias de Saúde e de Educação, está desenvolvendo ações do
Programa Saúde na Escola – PSE. Nesta semana, as escolas
municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque
Zabulão, e a Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo,
receberam equipes multidisciplinares para práticas de prevenção,
promoção e reabilitação da saúde.
Nas ações, os profissionais
envolvidos trabalharam com orientações sobre alimentação
saudável, debates sobre saúde mental, orientação odontológica, avaliação
da situação vacinal, dinâmicas sobre o uso da mochila
e a postura corporal, dentre outros temas relacionados à
promoção da saúde.
Todas as ações do
PSE são coordenadas junto com a responsável pelo programa na
Educação, a professora de enfermagem Silvia Mendes. Alguns dos temas
propostos são saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação
saudável e prevenção de obesidade, promoção da cultura de paz e direitos
humanos.
“O PSE é uma potência, pois a
intersetorialidade permite a vinculação da rede de saúde, da rede escolar, da
rede familiar, da assistência social e da comunidade, possibilitando a troca de
saberes, sendo resolutivo frente as demandas que são apresentadas, corroborando
para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Fernanda
Peres, diretora da Estratégia de Saúde da Família, uma das
responsáveis pelo Programa no Município.
O número de unidades da Rede
Municipal de Ensino de Rio das Ostras pactuadas no Programa de Saúde na Escola
– PSE aumentou em 2023. Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares
participantes, totalizando 4.153 alunos atendidos.
PROGRAMA DE SAÚDE NAS ESCOLAS
– O PSE é uma estratégia de cunho intersetorial que visa fomentar o
desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de
prevenção, promoção e reabilitação da saúde.
As ações que estão sendo desenvolvidas foram pactuadas junto aos dois entes
federados, simultaneamente, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com
os Ministérios da Saúde e da Educação.
Dessa forma, as equipes de Saúde
da Família, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde,
médicos, dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnicos, junto aos profissionais
da Educação, que têm o papel central para o sucesso do Programa, estão
desenvolvendo ações de prevenção à Saúde, considerando o planejamento local, o
qual deve contemplar o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde,
e a capacidade operativa.
NOVO CICLO – A
adesão ao ciclo 2023/2024 foi assinada em 29 de dezembro de 2022, por
intermédio do termo de compromisso Municipal do Programa de Saúde na Escola,
pelos secretários municipais de Saúde, Denilson Santa Rosa, e Educação,
Maurício Henriques.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!