Rússia ataca porto da Ucrânia crucial para acordo sobre exportação de alimentos | Rio das Ostras Jornal

Rússia ataca porto da Ucrânia crucial para acordo sobre exportação de alimentos

Trabalhador do estaleiro observa grãos de cevada sendo
 despejados em um navio em Nikolaev. REUTERS/Vincent Mundy

Forças aéreas ucranianas afirmaram que as tropas russas lançaram até 28 drones de fabricação iraniana contra o território do país durante a noite e que 26 foram derrubado

Rússia atacou com drones as instalações de grãos em um porto da região de Odessa nesta terça-feira, 11, em um momento em que a cúpula da Organização da Tratado do Atlântico Norte (Otan) está reunida na Lituânia para discutir ajuda para a Ucrânia e o ingresso do país na Aliança. O porto de Odessa é uma área crucial para o acordo de exportação entre Kiev e Moscou, que está a ponto de expirar. “Um terminal de grãos em um porto da região de Odessa foi alvo de um ataque potente”, afirmou o governador da região, Oleg Kiper, sem revelar o nome da instalação afetada. As forças aéreas ucranianas afirmaram que as tropas russas lançaram até 28 drones de fabricação iraniana contra o território do país durante a noite e que 26 foram derrubados. Essa região às margens do Mar Negro tem três portos que integram o acordo internacional para permitir a exportação de cereais ucranianos, apesar do conflito. O país é um dos principais produtores de grãos do mundo e o acordo ajudou a reduzir a crise alimentar mundial provocada pela invasão russa.

O pacto, mediado por Turquia e ONU, expira em 17 de julho e a Rússia afirmou que não vê motivos para prorrogar o acordo. “Dois terminais, incluindo um de grãos, pegaram fogo na queda de pedaços dos drones abatidos”, disse Kiper. O governador indicou que as chamas foram controladas e não provocaram grandes danos ou vítimas. Ele destacou que 22 drones foram destruídos pela defesa aérea no sul do país e outros dois atingiram um prédio administrativo nas proximidades do porto. Destroços de drones também atingiram algumas localidades da região de Kiev, destacou o serviço estatal de emergências, que publicou imagens de pedaços dos aparelhos nas ruas.

Após a invasão das tropas russas em fevereiro de 2022, os portos ucranianos no Mar Negro foram bloqueados por navios russos, o que impediu a exportação de cereais e provocou uma forte alta dos preços em todo o planeta. O acordo, assinado em julho de 2022 para permitir a retomada das exportações, foi prorrogado diversas vezes, mas deve expirar em 17 de julho. Insatisfeito com o funcionamento de um acordo paralelo sobre as exportações russas de alimentos e fertilizantes, Moscou afirma que não vê motivos para renovar o pacto. A Ucrânia é um dos principais produtores de grãos do mundo e o acordo ajudou a reduzir a crise alimentar mundial provocada pela invasão russa.

Por Jovem Pan

*Com informações da AFP

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade