4/17/2023

Portugal investiga possível célula do PCC no país

Três advogados estão na mira da Justiça de Portugal 
 Foto: Ilustração: Montagem Revista Oeste/Shutterstock

Ministério Público acusa três advogados que defendem narcotraficante brasileiro  

Polícia Judiciária de Portugal investiga um possível envolvimento de advogados portugueses com narcotraficantes brasileiros ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

A desconfiança começou em dezembro de 2022, quando advogados criminalistas de um escritório em Portugal passaram a defender e visitar o ex-major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Sérgio Roberto de Carvalho, de 64 anos de idade, o “Major Carvalho”. Na época, o ex-policial estava em uma prisão na Hungria.

Na Europa, Major Carvalho é popularmente conhecido como o “Escobar brasileiro”. Ele é famoso por ter movimentado R$ 2,2 bilhões no envio de 50 toneladas de cocaína para o Velho Continente. O ex-policial está preso em Budapeste desde 21 de junho do ano passado e é classificado pela Polícia Internacional (Interpol) como líder de uma das maiores redes de tráfico de drogas do mundo.

A imprensa portuguesa noticiou que um dos advogados alvo da diligência portuguesa responde por 13 crimes, como coação e favorecimento pessoal.

O Ministério Público acusa três advogados de trabalhar durante um ano e meio para a rede de narcotraficantes, a fim de evitar que os clientes presos por tráfico de drogas e roubo de carros denunciassem os chefões da quadrilha.

No Brasil, há um termo chamado “Sindicato dos Gravatas” — esquema em que advogados considerados braço jurídico da facção trabalham como “pombos-correio” e usam de suas funções para transmitir recados para criminosos dentro e fora da prisão.

Há rumores de que o mesmo escritório de advocacia em Portugal também defenderia o narcotraficante brasileiro Ivan Cardoso Slavov. O criminoso seria integrante do PCC detido na prisão de segurança máxima de Monsanto, em Portugal, e teria ligações com o Major Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!