1/05/2021

Prefeito eleito de Petrópolis, RJ, Rubens Bomtempo assume como deputado estadual enquanto aguarda decisão do TSE

Termo de posse como deputado estadual foi
 assinado por Rubens Bomtempo nesta
segunda (4) na presidência da Alerj.
Foto: Divulgação/Rafael Wallace

Bomtempo é primeiro suplente do PSB e assumiu o cargo na Alerj nesta segunda-feira (4), no lugar de deputado que assumiu cargo na Prefeitura do Rio. Com candidatura sub judice, Bomtempo aguarda decisão do TSE para ter a confirmação se será ou não o prefeito de Petrópolis. Recurso deve ser votado até março.

O prefeito eleito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo, assumiu o cargo de deputado estadual nesta segunda-feira (4). Rubens Bomtempo foi eleito com 55,8% dos votos na cidade serrana, mas está com a candidatura sub judice e aguarda decisão do TSE para confirmar se será ou não o prefeito.

Rubens Bomtempo segue com pendência na Justiça Eleitoral após ser condenado por improbidade administrativa.

Enquanto aguarda a decisão, Bomtempo, que é o primeiro suplente do PSB, assume o cargo de deputado estadual no lugar de Renan Ferreirinha, afastado para assumir o cargo de secretário municipal de Educação da cidade do Rio.

Bomtempo foi convocado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na quinta-feira (31), último dia de 2020. A posse nesta segunda aconteceu no gabinete da presidência da Alerj, junto com outros seis suplentes, que também assumiram seus mandatos.

De acordo com a Alerj, a situação jurídica de Bomtempo nas eleições 2020 não influenciam nessa convocação, uma vez que nas eleições de 2018, para deputado estadual, ele foi deferido.

"Quero colocar minha experiência à disposição da Alerj e do povo fluminense, para que o Rio possa se reencontrar e voltar a crescer", declarou Rubens Bomtempo durante a posse.

Quanto ao julgamento do Agravo Interno, pelo plenário do TSE, a assessoria de Bomtempo afirmou que o recurso deverá ser votado até março e, sendo vitorioso, Bomtempo assumirá a Prefeitura de Petrópolis.

Eleição 2020

O candidato Rubens Bomtempo (PSB) teve a maioria dos votos no segundo turno das eleições em Petrópolis. Foram 64.907 no total, contra 52.727 do segundo colocado, o ex-prefeito Bernardo Rossi.

Bomtempo tem 58 anos e é casado. Caso assuma à Prefeitura após análise da Justiça, Bomtempo cumprirá o quarto mandato.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) poderá haver a realização de novas eleições para prefeito no caso de o Tribunal Superior Eleitoral manter o indeferimento do pedido de registro do candidato mais votado em Petrópolis.

Enquanto a decisão não sai, o escolhido para assumir como prefeito interino foi o vereador eleito como presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis, Hingo Hammes (DEM).

Por G1 — Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!