08/01/2021

Postos de atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19 sobe de 3 para 13 em Nova Friburgo, no RJ


Atendimentos foram ampliados para Estratégias de Saúde da Família de 10 localidades. Hospital Raul Sertã também ganhou área exclusiva para atender pacientes com sintomas da doença. Medida visa garantir atendimento mais seguro e adequado, segundo a Prefeitura.

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ampliou de 3 para 13 os postos de atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19 na cidade. A ideia é desafogar a busca por atendimentos no Hospital Raul Sertã, na UPA e no posto de Saúde de Olaria, que eram as únicas unidades direcionadas para esses pacientes até então.

A alteração foi feita na última segunda-feira (4) e já está em vigor.

Agora, 10 Estratégias de Saúde da Família também atendem pessoas com sintomas do novo coronavírus, são elas: EFS de Riograndina, Amparo, Olaria II (Rua Espírito Santo), Cordoeira, Stucky, Campo do Coelho, Lumiar, Mury, São Lourenço e Varginha.

De acordo com a Prefeitura, essas unidades prestarão atendimentos das 14h às 16h, exclusivamente para pacientes com sintomas leves da Covid-19. Na parte da manhã, os atendimentos são normais para todos os demais pacientes.

Ainda segundo o governo municipal, os casos mais graves devem ser encaminhados ao Raul Sertã.

Mudanças no Raul Sertã

Além de ampliar o postos de atendimento, o prefeito Johnny Maycon, o vice-prefeito, Serginho e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Murta também transferiram o local de triagem dos atendimentos aos pacientes com Covid-19 no Hospital Raul Sertã. Anteriormente, todos os pacientes que buscavam atendimento no hospital com sintomas do vírus ou não, eram atendidos no setor de emergência.

Com a mudança, a triagem para pacientes com suspeita do novo coronavírus foi transferida para o setor de ambulatório e os pacientes atendidos no ambulatório passarão a ser atendidos na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. A alteração também já está em vigor.

De acordo com o secretário, Marcelo Murta, “essa mudança visa, além da ampliação da capacidade de atendimento do centro de triagem, a garantia de atendimento mais seguro e adequado à população”, afirma.

De acordo com o prefeito Johnny Maycon, em breve, haverá a criação de mais dois centros de triagem, um em Olaria e outro em Conselheiro Paulino.

“Esses centros serão montados em locais próprios da Prefeitura”, disse Johnny Maycon, acrescentando que o hospital Raul Sertã ampliará sua capacidade em mais 50 leitos de CTI adulto e mais 10 pediátricos, “solicitei esses leitos ao governo do Estado ainda durante a transição e agora eles já estão habilitados para uso”, destacou.

Covid-19 em Nova Friburgo

De acordo com o último boletim municipal, divulgado na noite desta quarta-feira (6), Nova Friburgo tem 7.350 casos confirmados, com 233 mortes causadas pela doença.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 71,4%. Já a de enfermaria chega a 48,6%.

Por G1 — Nova Friburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!