Alunos da Educação de Jovens e Adultos usam material pedagógico virtual e QR Code para ampliar conhecimentos. Foto: Divulgação |
As ferramentas
digitais têm sido utilizadas para facilitar a aprendizagem dos estudantes na
Rede Municipal de Rio das Ostras e o QR Code é um exemplo delas. Sendo um
código de barras bidimensional, é facilmente escaneado por câmeras de telefones
celulares. Depois de fotografado, o código pode ser convertido em texto, página
da internet, localização georreferenciada, e-mail, SMS, dentre outras
possibilidades.
São os QR Codes
inseridos nas apostilas de Língua Portuguesa e História da Fase II da Educação
de Jovens e Adultos (EJA) que possibilitam aos alunos ter acesso a novos
conteúdos e ampliar o conhecimento.
Para ilustrar e
tornar mais dinâmico o conteúdo trabalhado em uma das aulas de Língua
Portuguesa, os professores indicaram, por meio de QR Codes, vídeos sobre o
preconceito linguístico. Como conta a coordenadora da EJA no município, Renata
Quadros, esse preconceito pode ser definido como juízo de valor negativo em
relação à forma de falar das pessoas.
A coordenadora
lembra que, desde o início da pandemia de Covid-19, os professores da Rede
Municipal contam com a parceria da Coordenação Pedagógica na elaboração das
apostilas para os alunos. De acordo com Renata, os docentes têm assistido e
participado de lives e fóruns para se atualizarem. “Em julho, alguns
professores assistiram aos vídeos do Fórum Rio”, lembra.
Uma das lives
que contou com a participação de professores de Rio das Ostras foi a promovida
pela Fundação Santillana, no dia 29 de julho, sobre o tema “Educação de Jovens
e Adultos: desafios e esperanças”. Durante essa capacitação virtual, a
secretária executiva de desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva,
destacou a importância do trabalho individual. “É muito importante pensar na
singularidade desse aluno de EJA. Precisamos chegar junto deles e fazê-los
acreditar que podem retomar seus estudos e terem muito sucesso”.
Nesse sentido,
Renata Quadros afirma que a Rede Municipal está cumprindo o papel de estimular
os estudantes. A plataforma EVirtu@l, por exemplo, disponibiliza uma
funcionalidade às unidades escolares por meio da qual alunos e docentes podem
interagir e trocar mensagens. No próprio Ambiente de Aprendizagem Virtual
(AVA), o professor consegue elaborar uma explicação para toda a turma ou
conversar somente com um aluno que precise de mais apoio.
“Sabemos que
não é fácil estudar depois de ter trabalhado o dia todo. É muito cansativo, mas
vale a pena essa busca pelo conhecimento. É preciso que cada um dos alunos da
Rede Municipal de Rio das Ostras saiba que estamos trabalhando em prol de
melhorias e avanços na Educação no nosso município”, afirmou o secretário de
Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques.
DEBATES
SOBRE A EJA – Lives, fóruns e webnários tem posto a Educação de Jovens
e Adultos no foco de discussão. Nas transmissões, especialistas e professores
de sala de aula debatem o direito dos alunos que não puderam concluir os
estudos na dita ‘idade certa’ e retornam aos bancos escolares depois de
adultos. É consenso que a escola precisa ser um canal de desenvolvimento da
cognição e também propiciar a socialização, o respeito e o aumento das
habilidades socioemocionais. Para muitos dos participantes dos encontros
virtuais, o prazer e os cuidados na formação dos estudantes da EJA são de
fundamental importância
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