Para tornar o
site do departamento mais acessível para todos os usuários, o Detran.RJ
atualizou a ferramenta “captcha”, recurso necessário para efetivar os
agendamentos no portal, adaptando esse mecanismo para atender também os
deficientes visuais. O dispositivo limita o acesso e tráfego criado por robôs,
dando mais segurança durante a navegação no site. Antes, ao realizar o
agendamento, era necessário inserir um código numérico que aparecia na tela,
dificultando a realização do serviço por parte dos deficientes visuais.
“Estamos
apurando as principais demandas e adequando nossos serviços para que a acessibilidade
seja primordial. É necessário que o Detran tenha um atendimento prático, afinal
o exercício da cidadania deve ser pleno para todos”, explicou o presidente
do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
A novidade foi
aprovada pela Defensoria Pública do Estado. O defensor Valmery Jardim, do
Núcleo da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância da medida para a
autonomia da pessoa com deficiência. “Quero parabenizar o Detran pelo exemplo e
referência em inclusão e acessibilidade. É importante que outros órgãos e
departamentos tenham inspiração para que a população PCD tenha mais praticidade
e não encontrem dificuldades em acessar sites”, relatou.
Atendimentos ao público PCD
O Detran.RJ
realiza serviços adaptados para a pessoa com deficiência e possui uma comissão
interna para atender as demandas específicas da população PCD.
Quem deseja
obter a Carteira Nacional de Habilitação consegue se inscrever no Programa
Cidadania Sobre Rodas, curso que dá aulas de direção para a adquirir de
habilitação para PCDs.
Já, quem possui
deficiência e precisa adquirir a carteira de identidade, é disponibilizado o
serviço de atendimento domiciliar. A medida cria um protocolo de atendimento e
disponibiliza funcionários do departamento para ir às residências, hospitais ou
asilos, onde estejam aqueles que não têm capacidade de se locomover para colher
as impressões digitais e realizar todo o serviço de identificação civil. Além
do documento, as pessoas com deficiência poderão obter o cartão especial de
identificação que descreve as necessidades de cada um.
“O público PCD
necessita de um atendimento de qualidade e estamos trabalhando para
disponibilizar maior acessibilidade para quem precisa usufruir dos serviços do
órgão. Estamos sempre com novas propostas para a melhoria do atendimento ao
PCD”, afirmou o presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência do Detran.RJ,
Alex Pereira.
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