Deficientes visuais ganham melhor acessibilidade no agendamento do Dertran | Rio das Ostras Jornal

Deficientes visuais ganham melhor acessibilidade no agendamento do Dertran


Para tornar o site do departamento mais acessível para todos os usuários, o Detran.RJ atualizou a ferramenta “captcha”, recurso necessário para efetivar os agendamentos no portal, adaptando esse mecanismo para atender também os deficientes visuais. O dispositivo limita o acesso e tráfego criado por robôs, dando mais segurança durante a navegação no site. Antes, ao realizar o agendamento, era necessário inserir um código numérico que aparecia na tela, dificultando a realização do serviço por parte dos deficientes visuais.
“Estamos apurando as principais demandas e adequando nossos serviços para que a acessibilidade seja primordial. É necessário que o Detran tenha um atendimento prático, afinal o exercício da cidadania deve ser pleno para todos”, explicou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
A novidade foi aprovada pela Defensoria Pública do Estado. O defensor Valmery Jardim, do Núcleo da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância da medida para a autonomia da pessoa com deficiência. “Quero parabenizar o Detran pelo exemplo e referência em inclusão e acessibilidade. É importante que outros órgãos e departamentos tenham inspiração para que a população PCD tenha mais praticidade e não encontrem dificuldades em acessar sites”, relatou.
Atendimentos ao público PCD
O Detran.RJ realiza serviços adaptados para a pessoa com deficiência e possui uma comissão interna para atender as demandas específicas da população PCD.
Quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação consegue se inscrever no Programa Cidadania Sobre Rodas, curso que dá aulas de direção para a adquirir de habilitação para PCDs.
Já, quem possui deficiência e precisa adquirir a carteira de identidade, é disponibilizado o serviço de atendimento domiciliar. A medida cria um protocolo de atendimento e disponibiliza funcionários do departamento para ir às residências, hospitais ou asilos, onde estejam aqueles que não têm capacidade de se locomover para colher as impressões digitais e realizar todo o serviço de identificação civil. Além do documento, as pessoas com deficiência poderão obter o cartão especial de identificação que descreve as necessidades de cada um.
“O público PCD necessita de um atendimento de qualidade e estamos trabalhando para disponibilizar maior acessibilidade para quem precisa usufruir dos serviços do órgão. Estamos sempre com novas propostas para a melhoria do atendimento ao PCD”, afirmou o presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência do Detran.RJ, Alex Pereira.

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