Empresa de ônibus é autuada e multada por aglomeração de passageiros em Petrópolis, no RJ | Rio das Ostras Jornal

Empresa de ônibus é autuada e multada por aglomeração de passageiros em Petrópolis, no RJ

Empresa de ônibus é autuada e multada em Petrópolis
por aglomeração de passageiros; uma linha que circula
na cidade estava com dois passageiros a mais do que
o permitido — Foto: Divulgação/Procon Petrópolis

Multa foi aplicada na tarde desta terça-feira (7). Irregularidade foi flagrada em ação realizada no Terminal de Itaipava. Um veículo da linha 700 estava com 2 passageiros a mais do que o permitido.
Uma empresa de ônibus que atua no transporte público de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi autuada na tarde desta terça-feira (7) pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) por aglomeração de passageiros em uma das viagens da linha 700.
O veículo estava com dois passageiros a mais do que o permitido.
De acordo com a Prefeitura, o flagrante aconteceu durante uma ação de equipes de fiscalização que foi realizada na noite de segunda (6) no terminal de Itaipava.
Também participaram da ação equipes do Procon, Vigilância Sanitária e da Guarda civil.
A equipe de posturas aplicou uma multa no valor de R$ 800 pela infração encontrada. A CPTrans também multou a empresa Turb Petrópolis, em R$ 220, por “não acatar as determinações da fiscalização”.
“Esse tipo de veículo, seguindo os protocolos técnicos de saúde pública estabelecidos para este momento de enfrentamento ao novo coronavírus, poderia transportar, no máximo, 61 passageiros. No desembarque, a nossa fiscalização identificou 63 pessoas no veículo”, disse a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.
Além da autuação por aglomeração, a empresa também foi intimada pelo Procon a melhorar a prestação de serviços.
Durante a fiscalização, equipes do Procon identificaram que a espera pelos coletivos da linha Fagundes tem sido em média de duas horas.
“Segundo os consumidores, a oferta de horários foi reduzida e o t
Procon multa empresa de ônibus em Petrópolis por
aglomeração de passageiros em uma linha.
Foto: Divulgação/Procon Petrópolis
empo de espera que era de uma hora, dobrou. Muitos consumidores relataram que tem preferido entrar em um ônibus já cheio, em função do longo tempo de espera, contrariando as recomendações para que se evite a aglomeração”, disse a coordenadora do Procon/Petrópolis, Raquel Motta.
A empresa precisa cumprir os protocolos do órgão regulador do transporte público no município, a CPTrans.
“As operadoras de transporte coletivo público de passageiros devem seguir as recomendações da nota técnica que estabelece dois passageiros por metro quadrado. Em veículos como o que atende a linha 700, ou seja, linhas convencionais, a lotação permitida é de 61 passageiros. 45 sentados e 16 em pé”, ressaltou Jairo Cunha, diretor-presidente da CPTrans.
Posicionamento da empresa
A empresa de ônibus Turb Petrópolis divulgou uma nota sobre a operação. A empresa elogiou o trabalho de fiscalização e informou que, durante a vistoria, nas 140 viagens dos ônibus da empresa, apenas uma partida da linha 700 apresentou taxa de ocupação de dois passageiros a mais que o estabelecido pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis.
A nota divulgada disse ainda que as outras 139 partidas estavam absolutamente de acordo com os decretos, regulamentações e recomendações municipais.
A empresa reforçou que "preza pela saúde e segurança de seus colaboradores e clientes. E, por esta razão, desde o início da pandemia opera com frota superior à demanda de passageiros. A linha 700 – Terminal Itaipava é uma das mais acessadas pelos clientes e uma das que possuem maior percurso na cidade, tendo assim, mais interferências de tempo e retenções".
Ainde de acordo com a empresa, a higienização de toda a sua frota, inclusive nos terminais, foi reforçada. Além disso, ela afirmou que distribuiu máscaras de proteção respiratória aos colaboradores, aplicou adesivos em todos os veículos, com instruções de utilização de máscara e medidas de segurança, adquiriu termômetros e está medindo periodicamente a temperatura corporal de seus rodoviários.
Sobre a determinação para a ocupação dos veículos, a empresa reforçou que todos os profissionais foram comunicados sobre a determinação desde o início da pandemia e o não cumprimento desta decisão estará sujeita à medida disciplinar sobre o colaborador envolvido.
Por G1 — Petrópolis

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE