No Dia Nacional do Surdo no Rio de Janeiro discute inclusão digital da pessoa surda | Rio das Ostras Jornal

No Dia Nacional do Surdo no Rio de Janeiro discute inclusão digital da pessoa surda


Com o tema “Libras e as tecnologias digitais: acessibilidade e inclusão digital do surdo”, a programação traz palestras, painel e a intervenção em Libras “O Papagaio do Rei”

Na quinta-feira, 26.09, quando é celebrado o Dia Nacional do Surdo, Senac RJ promove o evento “Libras e as tecnologias digitais: acessibilidade e inclusão digital do surdo”, com palestras, painel e uma intervenção em Libras que irão abordar como as novas tecnologias digitais podem auxiliar na inclusão do surdo na sociedade. O evento será realizado das 9h às 13h no auditório da sede do Senac RJ, no Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 99). A programação é gratuita e aberta ao público, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=2694.

Na programação, será apresentada a palestra “Inscrições, registros e memórias surdas em produções visuais digitais”, do professor do  Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines),  Luiz Alexandre da Silva Rosado. Em seguida, o painel “O uso do aplicativo de Libras na comunicação entre surdos e ouvintes”, com profissionais das start ups Hand Talk e Map Innovation.  A segunda palestra, “A Produção de conteúdo digital em Libras: Influenciadores Digitais na comunidade Surda”, será proferida pelo ator, professor e pesquisador de Libras e youtuber, Bruno Ramos.

O encerramento, também com Bruno Ramos, será a intervenção em Libras “O Papagaio do Rei”. Pássaro típico do Brasil, o papagaio se apresenta em diferentes cores e formas. Assim como as pessoas surdas brasileiras que possuem uma Cultura Surda, mas também se apresentam por meio de diferentes identidades. A performance mostra que, assim como o pássaro tem direito a ser livre, o surdo precisa assumir seu lugar de autonomia e superar limites impostos por uma sociedade majoritariamente ouvinte, para que possa conquistar o direito de ser surdo.

Dia Nacional do Surdo
O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional do Surdo por ser a data da fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), dedicado à educação de surdos e o ensino bilíngue (libras-português). A disseminação do ensino de Libras, principalmente para ouvintes, é uma forma de inclusão social do surdo, facilitando a sua comunicação com as demais pessoas.

Libras no Senac RJ O Senac RJ oferece cursos de Libras para estudantes em níveis Básico, Avançado e Conversação, compostos por atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno.

Em 2018, em relação ao ano anterior, o Senac RJ triplicou o número de turmas dos cursos de Libras, passando de seis turmas, em 2017, para 18 no ano passado. Em relação ao número de alunos inscritos, o crescimento foi de 175%. Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento do mercado de trabalho para os profissionais que falam esse idioma após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a segunda língua oficial do país, em 2002, o que viabilizou a inclusão da comunidade surda em diversos espaços sociais.

A tendência de crescimento se mantém para os próximos anos. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010, o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas surdas, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere a faixa etária, quase 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. No entanto, embora haja evidências do progresso das políticas públicas e conquistas dos direitos da comunidade surda, sabe-se que os surdos ainda enfrentam muitos desafios de acessibilidade e o principal deles é a comunicação.

O mercado de trabalho é amplo para quem domina Libras. Órgãos públicos, empresas de comércio, turismo, instituições de ensino e religiosas disponibilizam vagas para profissionais especializados capazes de interagir, se comunicar e prestar atendimento à pessoa surda.

Serviço:
Dia Nacional do Surdo
“Libras e as tecnologias digitais: Acessibilidade e inclusão digital do surdo”
26 de setembro de 2019
9h às 13h
Senac RJ - sede (Rua Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo)
Mais informações: (21) 4020-2101

Programação:

09h - Abertura
09h15 - Palestra:  Inscrições, registros e memórias surdas em produções visuais digitais  - Luiz Alexandre da Silva Rosado - Professor do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines)
10h15 - Painel:  O uso do aplicativo de Libras na comunicação entre surdos e ouvintes - Patrícia Senise - Executiva da start uP Hand Talk e Manuel Cardoso - CEO da start up Map Innovation - app Giulia
11h15 Palestra: A Produção de conteúdo digital em Libras: Influenciadores Digitais na comunidade Surda - Bruno Ramos -  Ator, professor e pesquisador de Libras e youtuber
12h15 - Intervenção em Libras: O Papagaio do Rei - Bruno Ramos
12h50 - Encerramento do Evento

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE