Impedidas de ir a estádio, mulheres do Irã assistem a jogos de futebol em shoppings e cafés | Rio das Ostras Jornal

Impedidas de ir a estádio, mulheres do Irã assistem a jogos de futebol em shoppings e cafés

Partida entre Irã e Bolívia, em 2018, foi um dos poucos momentos
 em que o regime iraniano autorizou que mulheres assistissem a jogos
 de futebol — Foto: Vahid Salemi, Arquivo/AP Photo

Governo iraniano liberou entrada de torcedoras em jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Tema chamou atenção do mundo após morte de mulher presa ao tentar entrar em estádio.
Em dias de jogos, jovens torcedoras do Irã enchem shoppings e cafés da capital Teerã com os rostos pintados com a bandeira do país e sorriem com alegria. Nesses locais, elas torcem pela seleção iraniana em telões com outros torcedores – do sexo masculino. Veja o vídeo acima.
Mulheres iranianas são banidas dos estádios em jogos de futebol masculino no país desde a Revolução Islâmica de 1979. E o tema atraiu olhos de todo o mundo após uma torcedora atear fogo nela mesma ao ser presa por assistir a uma partida entre dois clubes do Irã.
Nesta quinta-feira (18), a Fifa – entidade máxima do futebol mundial – pressionou o governo de Hassan Rohani para que libere a entrada de mulheres em estádios.
"Entendemos que haja passos e processos necessários antes de que isso ocorra de uma maneira correta e segura, mas este é o momento de mudar as coisas", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em comunicado.
O governo iraniano pretende permitir, gradualmente, que as mulheres assistam a jogos da seleção masculina de futebol e de outros esportes, como vôlei.
O porta-voz do governo, Ali Rabiei, afirmou que as torcedoras poderão ir ao estádio para a partida entre Irã e Camboja, em 10 de outubro, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. "A presença delas vai aumentar pouco a pouco", disse.
Em junho, mulheres puderam assistir a jogo entre Irã e Portugal em um telão instalado dentro do estádio Azadi, o maior de Teerã.
Sem estádio, em telões
Após uma partida em um café lotado, a iraniana Somayyeh Rajabpour comentou a experiência: "assistir assim é mais divertido". Outra torcedora, Mahsa Alipour, disse: "Todo mundo adora isso, eles amam muito futebol".
"Eu posso não saber muito sobre futebol, mas, pessoalmente, estou muito empolgada com as partidas."
O chefe de gabinete do presidente Hassan Rohani, Mahmoud Vaezi, disse na semana passada que mulheres seriam autorizadas a entrar em estádios se acabassem as brigas e os cantos com palavrões e linguagem pejorativa.
Segundo Vaezi, o ministério do Esporte vai entrar em contatos com líderes de torcida para "melhorar a atmosfera nos estádios de um ponto de vista moral" e, possivelmente, acrescentar áreas exclusivas para mulheres nas arenas.
No mesmo tom, o porta-voz do governo, Ali Rabiei, afirmou em coletiva de imprensa que "acredita que as mulheres possam entrar nos estádios".
"Mas estou certo de que vocês concordam que parte da sociedade está preocupada sobre a presença das torcedoras", emendou Rabiei.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE