sexta-feira, setembro 07, 2018

Bem-Estar Social de Rio das Ostras realiza “Ação Comunitária”

Segundo a Secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, a Ação
 Comunitária busca facilitar a vida dos moradores de Rio das Ostras.
Foto Gabriel Sales

Evento possibilita a conquista de direitos sociais, bem como a aproximação entre a rede de atendimento e a população

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Bem-Estar Social, promoveu na quinta-feira, dia 6 de setembro, a “Ação Comunitária – Mais Cidadania para você”. Realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, em Cidade Beira-Mar, o evento ofereceu diversos serviços à população.

Por intermédio de parcerias com as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Fundação Leão XIII, Procon, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Universidade Estácio de Sá, Cruz Vermelha, Seja Digital, Central de Mediação, Conciliação e Acordos (CCA), Banco de Empregos da Prefeitura e Embeleze foi possível oferecer uma série de serviços à comunidade, todos gratuitos. A iniciativa aproximou usuários e moradores da área de abrangência do Cras.

“Essa interação comunidade e Prefeitura é fundamental. Vamos fortalecer a Secretaria de Bem-Estar Social. Não adianta a Administração Pública dar o remédio se a família não tiver condições de se alimentar adequadamente e não for assistida pelo poder público. A parte social tem que ser fortalecida, ao lado da Saúde e Educação”, afirmou o prefeito Marcelino Borba, que prestigiou o evento na manhã desta quinta.

Segundo a Secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, a Ação Comunitária busca facilitar a vida dos moradores de Rio das Ostras. “O principal objetivo é apresentar à comunidade diversos serviços que existem no Município e esclarecer questões sobre documentação, garantindo sua cidadania. Como oferecemos muitos serviços e práticas em um único local, os moradores não precisam se deslocar para ter seus direitos garantidos. Queremos facilitar a vida do indivíduo em seu próprio território”, enfatizou.

“Nossa principal missão é trazer serviços importantes para as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social. São moradores que necessitam de orientações em diversas áreas de suas vidas”, completou a diretora da Cras Sul, Tatiana da Silva Francisco.

CIDADANIA – Vera Lúcia Rodrigues da Silva buscou o estande da Fundação Leão XIII para tirar a segunda via da sua carteira de identidade. “Eu me separei há pouco tempo e estou precisando da minha carteira com o nome de solteira. O serviço oferecido é maravilhoso”, comemorou.

Já o morador Iloc Barroso da Silva esteve no estande da Seja Digital para receber o kit da televisão digital antes do fim do sinal analógico, previsto para o dia 28 de novembro. “Em poucos dias irei receber o kit digital na sede da Secretaria. Estou muito satisfeito”, afirmou.

Lúcia Maria da Silva também saiu satisfeita do Cras Sul. “Faço artesanato no Centro e sou aluna de zumba. Hoje estou aqui para fazer as unhas. Tenho que cuidar de mim”, disse, animada, no espaço da Embeleze.

Na Ação Comunitária do Cras Sul, os moradores puderam realizar o cadastro no Programa Bolsa Família e no Cartão do SUS. O público também pôde aferir a pressão arterial e receber orientações relacionadas à saúde.

DOAÇÃO DE ANIMAIS – Um estande da Secretaria de Meio Ambiente foi um dos mais procurados. No local, foram disponibilizados gatos e cães para doação. “Hoje estou levando para casa o Nicolau, de apenas um mês de vida. Estou muito feliz”, afirmou a dona de casa Lucilene Ferreira de Oliveira ao lado do gatinho adotado.

Outras edições do evento “Ação Comunitária – Mais Cidadania para você” estão previstas para os meses de setembro e outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!