Sérgio Cabral admite caixa dois do 'Rei Arthur', mas diz que jamais agiu como corrupto | Rio das Ostras Jornal

Sérgio Cabral admite caixa dois do 'Rei Arthur', mas diz que jamais agiu como corrupto


O ex-governador Sérgio Cabral deixa o prédio da Justiça Federal,
no centro do Rio de Janeiro, na tarde da segunda- feira, 13.
Ex-governador é acusado de receber propina do empresário Arthur Soares, que está foragido. Ele também teria pago reforma na cobertura do ex-secretário de Saúde, diz denúncia.
O ex-governador Sérgio Cabral deixa o prédio da Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda- feira, 13, após depor no caso da Operação Unfair Play, que apura compra de votos para o Rio sediar a Olimpíada (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
O ex-governador Sérgio Cabral (MDB) e o ex-secretário de Saúde de sua gestão, Sérgio Côrtes, são ouvidos na tarde desta segunda-feira (13) na Operação Unfair Play, que apura compra de votos para o Rio sediar a Olimpíada. Cabral afirmou que não aceitou propina para favorecimento em licitações, ao contrário do que disse seu ex-secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, em depoimento posterior.
O processo da Unfair Play foi desmembrado em dois. Na semana passada, Cabral foi ouvido a respeito da suposta compra de votos de membros africanos do Comitê Olímpico Internacional e negou. Desta vez, o ex-governador é ouvido a respeito das propinas que teriam sido pagas por Arthur Soares. O empresário, conhecido como "Rei Arthur", era um dos principais fornecedores do governo do estado na gestão Cabral . Ele está foragido há um ano.
Carlos Miranda, delator e ex-operador do esquema criminoso de Cabral, diz que o ex-governador recebeu mais de R$ 1 milhão em propina das firmas do empresário por cerca de 5 anos. Cabral voltou a negar ter recebido propina, mas admitiu caixa dois.
"O senhor Arthur Soares me ajudou em campanhas eleitorais de maneira informal, caixa dois. Os irmãos Chebar (delatores) foram responsáveis para pegar parte desses recursos. (...) Posso lhe garantir que me ajudou em campanhas de 2002 para o Senado, 2004 para ajudar candidatos aliados e sei que ajudou adversários meus, 2006 para o Governo do Estado, 2008 para as campanhas municipais, 2010 para reeleição e de candidatos aliados. Mas em 2012 não sei, 2014 com certeza não".
Cabral voltou a assumir seus erros, dizendo que usou dinheiro de caixa dois para "fins pessoais". No entanto, afirmou que jamais prometeu obras públicas em troca de vantagens indevidas.
"O que eu não fiz foi (pedir) propina, agir como corrupto. Isso eu nunca agi", disse o ex-governador.
"Se o colaborador (de campanha) tinha expectativa (de um benefício do governante), nunca teve a coragem ou, se me permita, a desfaçatez de dizer: 'Vou te ajudar' ou '(Vou) Ajudar seu candidato e 'Meu contrato está ruim, queria estar nessa obra'. Isso nunca houve. Nunca dei essa abertura. O Ministério Público não foi capaz em nenhum processo de pegar um diálogo que me vincule a esse tipo de circunstância", acrescentou.
Na semana passada, Cabral disse que a denúncia de compra de votos para a Rio-2016 é "preconceito racial" por parte dos procuradores. A investigação indica que o pagamento foi feito também através do empresário Arthur Soares.
Cortês depõe na sequência
De acordo com a denúncia, Côrtes teve despesas pessoais pagas por Arthur Soares através da ex-sócia do empresário Eliane Cavalcante. A benesse seria uma reforma em sua cobertura na Lagoa, Zona Sul, de R$ 148 mil.
O ex-secretário de Cabral prestou depoimento logo depois do ex-governador e o desmentiu. Ele disse que a versão da contribuição sem um interesse por trás é "querer se enganar". "Não tenho dúvida nenhuma que esse acerto está correlacionado".
Por Gabriel Barreira, G1 Rio

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE