Lumiar, distrito de Nova Friburgo tem a terceira morte do ano sem socorro adequado de ambulância | Rio das Ostras Jornal

Lumiar, distrito de Nova Friburgo tem a terceira morte do ano sem socorro adequado de ambulância


Cerca de 15 mil pessoas moram nos distritos de Lumiar,
São Pedro da Serra e localidades próximas.
 (Foto: Juliana Scarini/G1)
O distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registrou a terceira morte este ano sem que a pessoa tivesse recebido o socorro adequado de uma ambulância. Neste domingo (12), um idoso de 63 anos teve um mau súbito e morreu dentro de casa. O último caso foi a morte de um turista. Situação foi denunciada ao Ministério Público.
Segundo moradores, a ambulância que atende ao distrito foi chamada para um resgate no Centro e demorou cerca de 40 minutos para retornar.
De acordo com Silvia Faltz, presidente da Associação de Moradores de Lumiar, quando o veículo chegou, as condições eram precárias.
"Não puderam retirá-lo de dentro de casa com a maca porque estava quebrada. Eles pegaram um lençol dentro de casa e fizeram o transporte dele até onde estava a ambulância e a maca. E quando colocaram ele dentro da ambulância, tiveram que encolher as pernas para fechar a porta", explicou.
Em fevereiro deste ano, a Associação de Moradores pediu, através de um ofício protocolado na Prefeitura, que mantivesse a ambulância que ficou no distrito durante as férias de verão. Em maio, foi feito um novo pedido, protocolado direto na Secretaria de Saúde, solicitando uma ambulância.
Sem nenhum retorno da Prefeitura, a Associação de Moradores recorreu ao Ministério Público. No documento entregue no mês passado ao órgão, são pedidas providências e fiscalização, por se tratar de um direito básico da população, que é o acesso à saúde.
A estimativa da Associação de Moradores é que cerca de 15 mil pessoas morem na região, juntando com os distrito de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras.
"A gente fala como um todo. Se você não tem um atendimento aqui, se você não tem um hospital, se você não tem um médico 24 horas, pelo menos deveria ter um transporte adequado para chegar, para amenizar qualquer situação pior", frizou Silvia.
Em nota enviada à Inter TV, a Prefeitura afirmou que "a ambulância que atende aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra fez o socorro do paciente prontamente, conduzindo-o para o atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã" e que "as equipes da unidade informaram que o paciente já estava em óbito quando deu entrada no hospital, às 7h40".
O município também afirmou que está consertando uma ambulância que ficará à disposição dos moradores de Lumiar em aproximadamente um mês. "A unidade será equipada com todo material necessário para atendimentos de urgência e contará com enfermeiro 24 horas", disse trecho da nota.
Por G1, Nova Friburgo

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE