Consumidores reclamam que dados ficam expostos na nova conta da Light | Rio das Ostras Jornal

Consumidores reclamam que dados ficam expostos na nova conta da Light


Com mudança, alguns clientes receberam duas contas num mesmo mês. Defensora pública diz que conta aberta é ilegal e consumidor deve denunciar.
Um novo modelo da conta de luz da Light está gerando muitas reclamações dos consumidores no Rio. Antes a conta vinha numa carta lacrada pelos Correios. Agora, o funcionário da Light faz a leitura do relógio e, numa máquina, imprime a conta na hora. Alguns consumidores reclamaram que ela fica aberta, com os dados expostos.
A consumidora Ana Luíza Guimarães gravou em vídeo a sua reclamação. “A Light está dizendo que essa nova conta traz mais transparência porque ela é impressa na portaria, na frente do porteiro. Só que na prática ela está sendo deixada aberta com todos os meus dados, nome, endereço, código do cliente, histórico de consumo, valor da conta, dados bancários onde tenho débito automático, tudo exposto na portaria para quem passar lá e ver todos os meus dados. Isso deveria ser entregue fechado e etiquetado, mas na prática não é o que está acontecendo”, reclamou.
A defensora pública Patrícia Cardoso, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, diz que é irregular a exposição de informações privadas. “Essa prática lesa os direitos à privacidade, à intimidade, e o consumidor deve e pode reclamar. Dados pessoais têm muito valor e essa prática ilegal da Light está realmente causando muitos danos aos consumidores”, destacou.
Alguns consumidores reclamam da nova data do vencimento. Com a nova conta, e consequentemente mudança do dia de vencimento – já que a conta é emitida no momento da aferição do relógio de energia – alguns cidadãos afirmam que estão pagando duas contas num mesmo mês.
Segundo Patrícia Cardoso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já foi consultada sobre o assunto.
“A Light, que á a empresa mais reclamada no estado do Rio nos últimos três anos, deve corrigir essa conduta e agir conforme a lei e a norma da regulação”, disse Patrícia, acrescentando que consumidores que continuarem a receber a conta aberta podem procurar a Defensoria Pública e a Aneel para denunciar a prática ilegal.
A Light informou que está indicando que os funcionários lacrem a fatura que é impressa na hora.
Por Bom Dia Rio

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE