Com mudança,
alguns clientes receberam duas contas num mesmo mês. Defensora pública diz que
conta aberta é ilegal e consumidor deve denunciar.
Um novo modelo
da conta de luz da Light está gerando muitas reclamações dos consumidores no
Rio. Antes a conta vinha numa carta lacrada pelos Correios. Agora, o
funcionário da Light faz a leitura do relógio e, numa máquina, imprime a conta
na hora. Alguns consumidores reclamaram que ela fica aberta, com os dados
expostos.
A consumidora
Ana Luíza Guimarães gravou em vídeo a sua reclamação. “A Light está dizendo que
essa nova conta traz mais transparência porque ela é impressa na portaria, na
frente do porteiro. Só que na prática ela está sendo deixada aberta com todos
os meus dados, nome, endereço, código do cliente, histórico de consumo, valor
da conta, dados bancários onde tenho débito automático, tudo exposto na
portaria para quem passar lá e ver todos os meus dados. Isso deveria ser
entregue fechado e etiquetado, mas na prática não é o que está acontecendo”,
reclamou.
A defensora
pública Patrícia Cardoso, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, diz
que é irregular a exposição de informações privadas. “Essa prática lesa os
direitos à privacidade, à intimidade, e o consumidor deve e pode reclamar.
Dados pessoais têm muito valor e essa prática ilegal da Light está realmente
causando muitos danos aos consumidores”, destacou.
Alguns
consumidores reclamam da nova data do vencimento. Com a nova conta, e
consequentemente mudança do dia de vencimento – já que a conta é emitida no
momento da aferição do relógio de energia – alguns cidadãos afirmam que estão
pagando duas contas num mesmo mês.
Segundo
Patrícia Cardoso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já foi
consultada sobre o assunto.
“A Light, que á
a empresa mais reclamada no estado do Rio nos últimos três anos, deve corrigir
essa conduta e agir conforme a lei e a norma da regulação”, disse Patrícia,
acrescentando que consumidores que continuarem a receber a conta aberta podem
procurar a Defensoria Pública e a Aneel para denunciar a prática ilegal.
A Light
informou que está indicando que os funcionários lacrem a fatura que é impressa
na hora.
Por Bom Dia Rio
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