7/18/2018

Audiência pública convocada pela Alerj vai falar sobre erosão nas praias de Rio das Ostras

Fotos Divulgação

Objetivo da reunião na Câmara da cidade é buscar soluções com a participação da população.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) convocou uma audiência pública às 13h na Câmara de Rio das Ostras, no Interior do Rio, nesta quinta-feira (19), para falar sobre o processo de erosão em praias da cidade.
O objetivo é analisar tecnicamente o avanço do mar, que vem causando transtornos nas orlas das praias da Tartaruga e do Abricó, e encontrar soluções contando com a participação da população.
Após o debate, será criado um grupo de estudos para acompanhar e monitorar o nível do mar em Rio das Ostras e prevenir problemas futuros.
Segundo a Alerj, foram convidados para a atividade representantes do Ministério Público Estadual, Prefeitura, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), Departamento de Recursos Minerais (DRM), ONGs, universidades e associações de moradores. A ação é realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da assembleia.
“O problema ocorre há anos na região e precisamos, de uma vez por todas, entender o que acontece para tomar providências e conter esse fenômeno. A participação de todos na audiência pública é fundamental para que possamos chegar a uma conclusão e realizarmos obras definitivas”, afirma o deputado estadual André Lazaroni.
Erosão nas Praias de Rio das Ostras
A cidade de Rio das Ostras vem sofrendo com o avanço do mar desde 2014. Na Praia da Tartaruga, de 2014 a 2016 o mar avançou cerca de oito metros. Em 2016, obras de revitalização foram iniciadas no local por causa da destruição causada pelo mar.
Fotos Divulgação
Em dezembro de 2017, o avanço do mar causou o desabamento do calçadão da Praia de Abricó. Na época, moradores afirmaram que o local estava perigoso e sem iluminação à noite
Manifestações sobre o tema foram realizadas por moradores da cidade pedindo ações do poder público.
No ano de 2015, especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estiveram no município buscando soluções para o avanço do mar na orla da Praia da Tartaruga. Na ocasião, eles fizeram um levantamento topográfico e a sondagem da área.
Por G1 Região dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!