![]() |
©
picture-alliance/Pleiades CNES/Airbus DS/38 North/Spot
Image Imagens
seriam primeiras provas do desmantelamento
do centro de
testes nucleares
|
Fotografias
analisadas pelo portal de internet 38north, datadas de 7 de maio, seriam as
"primeiras provas indiscutíveis" de que o desmantelamento do centro
de testes nucleares estaria "bastante avançado", afirma o website.
Segundo o
38North, vários "edifícios-chave" no nível operacional foram
demolidos desde a análise anterior, realizada com fotografias de satélite no
dia 20 de abril. Também foi iniciado o desmonte de alguns trilhos do complexo
que ligam os túneis ao depósito de dejetos nucleares, além de algumas
construções secundárias. As escavações de um novo túnel estão paralisadas desde
março.
As imagens
mostram o trabalho preparatório para a cerimônia de desativação do centro de
testes, incluindo um local que parece estar sendo preparado para receber os
jornalistas internacionais, de onde seria possível registrar o fechamento do
portal leste do centro de testes, afirmou o 38north.
Nom entanto, as
entradas dos túneis parecem não ter sido totalmente bloqueadas, e alguns
edifícios ainda estão intactos. O portal estima que a destruição dessas
instalações deverá ocorrer durante a cerimônia, diante da imprensa estrangeira.
Pyongyang disse
que fechará Punggye-ri por completo em um ato público com a presença da
imprensa e de especialistas, previsto para ocorrer entre o dia 23 e 25 deste
mês. Na ocasião, os túneis deverão ser explodidos, suas entradas bloqueadas, e
os postos de guarda e instalações de observação e pesquisa, desmantelados.
O regime do
líder Kim Jong-un realizou seis testes nucleares subterrâneos em Punggye-ri. O
último e mais potente ocorreu em setembro do ano passado. Pyongyang afirmou se
tratar de uma bomba de hidrogênio.
No final de
abril, durante o encontro histórico entre Kim e o presidente da Coreia do Sul,
Moon Jae-in, Pyongyang se comprometeu a trabalhar para a desnuclearização da
Península da Coreia, além de encerrar os testes de mísseis. No dia 12 de junho,
o líder norte-coreano se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald
Trump, em Cingapura.
No ultimo fim
de semana, Pyongyang afirmou que iria destruir por completo o centro de testes,
numa atitude elogiada pelos governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. No
entanto, alguns analistas questionam a abertura desse processo, uma vez que,
até o momento, observadores de agências internacionais de monitoramento não
foram convidados ao país.
Muitos analistas
questionam se a desnuclearização irá de fato ocorrer, lembrando que em 2008,
Pyongyang demoliu publicamente parte de sua fábrica de processamento de urânio,
mas acabou retomando seu programa nuclear. Além disso, o regime norte-coreano
ainda não se comprometeu a abrir mão de seu arsenal, que incluiria mísseis
capazes de atingir os Estados Unidos.
Imagens de
satélite do mês passado mostram sinais de novas construções no centro de
pesquisas nucleares de Yongbyon. O objetivo ainda não é conhecido, mas o 38north
afirma que "não há indícios observáveis de que operações iniciais de um
reator estejam iminentes".

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!