Status final de Jerusalém será decidido por israelenses e palestinos, diz secretário de Estado dos EUA | Rio das Ostras Jornal

Status final de Jerusalém será decidido por israelenses e palestinos, diz secretário de Estado dos EUA

Ao anunciar que os EUA reconheciam Jerusalém como
 capital de Israel, Trump disse ter reconhecido o 'óbvio'
 (Foto: AP Photo/Nasser Shiyoukhi)
Rex Tillerson, que está em Paris, também disse a jornalistas que transferência de embaixada americana deve demorar anos para ocorrer de fato
Qualquer decisão final sobre o status de Jerusalém dependerá de negociações entre israelenses e palestinos, disse a jornalistas o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, nesta sexta-feira (8), em Paris.
"Em relação ao restante de Jerusalém o presidente [Donald Trump] não indicou nenhum status final para Jerusalém. Ele foi muito claro que o status final, incluindo as fronteiras, seria deixado para as duas partes negociarem e decidirem", afirmou.
Nesta quarta-feira (6), Donald Trump anunciou que autorizaria a transferência da embaixada dos EUA em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Na prática, a mudança significa reconhecer Jerusalém como capital de Israel - algo rejeitado por boa parte da comunidade internacional.
Jerusalém tem seu status em disputa desde a criação do Estado de Israel, quando a ONU propôs que a cidade ganhasse status especial. Os palestinos também reivindicam a cidade como capital de um futuro Estado.
O anúncio de Trump desencadeou protestos de muçulmanos em diversos países. O Hamas, grupo palestino que governa a Faixa de Gaza, anunciou o início do que seria uma nova Intifada.
Transferência em pelo menos dois anos
Tillerson, que está em Paris para conversas bilaterais com o ministro de Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, disse que é improvável que a embaixada dos EUA seja transferida de Tel Aviv neste ano e "provavelmente não no próximo ano".
"Não é uma coisa que vai acontecer este ano, nem provavelmente o próximo ano, mas o presidente [Donald Trump] quer que avancemos de maneira muito concreta e resoluta", declarou após um encontro com o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, em Paris.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE