O horário de
verão de 2017 começa na primeira hora do próximo domingo (15). À meia-noite de
sábado, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o
relógio em uma hora.
O ajuste vale
para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas
Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato
Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do
ano que vem.
Com isso, o
horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas
horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre
ficam três horas atrás.
O horário de
verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do
maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi
utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade.
Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de
outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Fim do
horário?
O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão
neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou
que o programa vem perdendo efetividade.
A análise
mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à
temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Porém, o Brasil
enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água
reduzidas, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo
a importar energia de outros
países.
Nesse cenário,
qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo
decidiu manter o horário de verão
em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado.
Por G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!