Votação que pode levar ao impeachment do prefeito de Búzios, RJ, André Granado, será retomada na quinta-feira | Rio das Ostras Jornal

Votação que pode levar ao impeachment do prefeito de Búzios, RJ, André Granado, será retomada na quinta-feira

Prefeito André Granado é investigado por suspeita de irregularidades
em licitações durante o primeiro mandado em 2013 (Foto: Divulgação)
Sessão na Câmara foi interrompida na segunda (21) após tumulto; prefeito é investigado por suspeita de irregularidades em licitações.
Será retomada nesta quinta-feira (24) a votação do processo que pode levar ao impeachment do prefeito de Armação dos Búzios, André Granado. Ele é investigado em um Comissão Processante (CP) na Câmara por suspeita de irregularidades em licitações durante o primeiro mandato como prefeito, em 2013. A sessão teve início na segunda-feira (21) e foi interrompida por falta de segurança após tumulto e bate boca entre os vereadores.
Para garantir que o processo seja concluído, haverá reforço na segurança. O início da sessão está marcado para as 13h. São necessários 6 votos dos 9 vereadores que compõem a casa para que o prefeito seja afastado do cargo pelas "Infrações Político Administrativas".
A acusação feita após investigação do Ministério Público é de que a Prefeitura realizou pelo menos 25 pregões presenciais, entre 24 de maio e 11 de julho de 2013, sem fazer publicidade e atas de registro de preço. De acordo com o MR-RJ, o prejuízo causado pelas fraudes ultrapassa os R$ 30 milhões.
Segundo a reportagem do RJ Inter TV 2ª Edição, na sessão de segunda-feira (21) houve uma discussão entre o presidente da Câmara, João Carlos Alves de Souza, e o advogado de defesa do prefeito, Sérgio Azevedo.
André Granado chegou a ser afastado do cargo duas vezes esse ano, nos meses de junho e julho, por conta da mesma investigação, e retornou após decisão da Justiça. O primeiro episódio aconteceu por processo movido na Câmara, mas a Justiça considerou que o Legislativo não pode conceder afastamento temporário, apenas definitivo, ou seja, era preciso concluir se André Granado é culpado para retirá-lo da Prefeitura.
O segundo afastamento aconteceu após ação apresentada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate a Corrupção (GAECC), do Ministério Público, mas André novamente retornou à Prefeitura ao conseguir uma liminar da Justiça.
Ainda de acordo com a denúncia, as empresas vencedoras do processo irregular em 2013 foram novamente beneficiadas posteriormente com prorrogações dos contratos emergenciais e com novas licitações e aditivos. O GAECC afirma que alguma prestam serviços ao município até hoje.
No período em que o prefeito esteve afastado, o vice, Carlos Henrique Gomes (PP), que também é investigado por suspeita de desvio de dinheiro público, assumiu o cargo. O crime teria acontecido enquanto ele era secretário de obras entre os anos de 2008 e 2012. Sobre a denúncia, Henrique Gomes negou as acusações em entrevista concedida à equipe da Inter TV, acrescentando que a Justiça concedeu habeas corpus em favor dele.

Por G1, Região dos Lagos
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE