Juiz amplia pedido de extradição de ex-presidente do Peru por conluio | Rio das Ostras Jornal

Juiz amplia pedido de extradição de ex-presidente do Peru por conluio

No Peru, Ministério Público pediu a prisão preventiva
de Alejandro Toledo (Foto: Karel Navarro/AP)
Alejandro Toledo já era acusado de de tráfico de influências e lavagem de dinheiro no caso Odebrecht. Ele está nos Estados Unidos.
Um juiz peruano ampliou o pedido de extradição dos Estados Unidos do ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (2001-2006), pelo delito de conluio, uma acusação que se somará às de tráfico de influências e lavagem de dinheiro, informou nesta segunda-feira (7) o Poder Judiciário.
Toledo tem uma ordem de prisão preventiva de 18 meses pelo suposto suborno recebido da Odebrecht, mas, por permanecer nos Estados Unidos, a Justiça peruana tramita sua extradição desse país.
O Primeiro Juizado de Investigação Preparatória Nacional, presidido pelo juiz Richard Concepción Carhuancho, ordenou a solicitação aos Estados Unidos da ampliação da prisão preventiva com fins de extradição do ex-presidente Toledo pelo crime de conluio referente ao caso Odebrecht.
A decisão esteve fundamentada pelo princípio de dupla incriminação, ou seja, que se qualifica como delito em ambos países, e a não prescrição do mesmo.
A ata, com documentos e cópias de declarações de indiciados, testemunhas e delatores, foi enviada à Unidade de Cooperação Internacional, bem como ao escritório da Interpol de Lima para o seu conhecimento e fins pertinentes, detalhou um comunicado do Poder Judiciário.
Pagamentos ilícitos
De acordo com a acusação, Toledo defraudou o Estado peruano, aliando-se a Jorge Barata, ex-representante da Odebrecht no Peru, para favorecer a construtora brasileira na concessão do projeto Corredor Viário Interoceânico Sul Peru-Brasil.
Em contrapartida, a Odebrecht teria realizado o depósito de pagamentos ilícitos em contas de empresas "offshore" vinculadas ao empresário Josef Maiman, suposto testa-de-ferro de Toledo, no valor de US$ 9 milhões, ainda que tenha sido acordado um pagamento de US$ 20 milhões.
O juiz Concepción Carhuancho solicitou no último mês de fevereiro a detenção preventiva com fins de extradição de Toledo pelos delitos de tráfico de influências e lavagem de dinheiro.

Por Agencia EFE
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE