Hora do Mamaço encerra a Semana da Amamentação no Parque dos Pássaros de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Hora do Mamaço encerra a Semana da Amamentação no Parque dos Pássaros de Rio das Ostras

Diversas mães se uniram para amamentar seus bebês ao mesmo tempo para
 incentivar o aleitamento materno. Com a filha Alice, Ana Carla Soares 
participou pela primeira vez do evento e ficou feliz com a troca de vivências.
Fotos: Allexandre Costa / Arte Rio das Ostras Jornal
Mães compartilharam afeto e experiências com “Tod@s junt@s pela Amamentação”, tema da campanha.
Com muito amor, emoção e alegria, Rio das Ostras finalizou a Semana da Amamentação. A culminância da campanha aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 4, reunindo profissionais da Saúde, mães e bebês para a Hora do Mamaço, no Parque dos Pássaros. Foi um dia de compartilhar afeto e experiências com “Tod@s junt@s pela Amamentação”, tema da campanha.
A fisioterapeuta, doula (profissional que dá apoio emocional, tira dúvidas e orienta gestantes, antes, durante e depois do parto) e consultora em amamentação, Daniela Lima, disse que esta foi a quarta vez que Rio das Ostras participa desta mobilização nacional de incentivo ao aleitamento materno.

“Estou muito feliz com esse momento de reunir o máximo de mães para mostrar a sociedade que as mulheres podem, sim, amamentar seus filhos em qualquer lugar. É um ato natural, de nutrição do bebê e é preciso incentivar essa prática no dia a dia de todas as mães e unidades de saúde também, livre de preconceitos”, ressaltou Daniela, que trabalha no Programa de Saúde da Mulher com Gestação de Alto Risco e no Programa de Saúde da Criança com Ambulatório de Amamentação no município.

Para a administradora Ana Carla Soares, mãe da Alice, de 10 meses, que participou pela primeira vez da Hora do Mamaço, foi um evento muito especial.

“Ainda participei da exposição de fotos e isso já era uma questão forte dentro de mim. Este é um momento importante para nós, mães, que encontramos alguns impasses no ato de amamentar, que é tão natural. Por isso, o apoio de profissionais é fundamental para as mulheres em todo esse ciclo”, completou.

TRABALHO NAS UNIDADES - Todas as unidades de Saúde do município vêm se preparando para essa prática e incentivo ao aleitamento materno. Durante toda a Semana da Amamentação, foram realizadas várias atividades.

A diretora dos Programas de Saúde de Rio das Ostras, Andréa Viana, reforçou que o apoio aos grupos de gestantes e mães vai além da consulta médica. Há um suporte dos profissionais com informações, orientações, pré-natal, vacinação e outros, com unidades preparadas para esse atendimento.

Ela ressaltou ainda que é preciso focar nos hábitos que envolvem saúde com atitudes simples, como promover e incentivar ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, se estendendo até os dois anos ou mais.

“Nossos profissionais estão bastante motivados nesse trabalho, acreditando que podemos fazer a diferença com eventos criativos e visando novas políticas públicas para a Saúde. Este é o momento de empoderar as mulheres, deixá-las mais livres para amamentar e fortalecer esses vínculos até o pós-parto. E contar com uma rede de apoio que inclui família, amigos, trabalho e sociedade é fundamental”.

EXPOSIÇÃO – O fechamento da Semana da Amamentação também contou com dança materna e uma exposição de fotografias de 10 profissionais da cidade, com o tema “Um olhar sobre a amamentação”.

Para a fotógrafa Fernanda Fontainha, foi uma emoção participar. Ela disse que já trabalha com foco em gestantes e mães. “Todo esse universo me encanta muito. Atendo famílias com poderes aquisitivos diferentes, mas vejo que o sentimento é sempre o mesmo. Esse é um momento único da mulher e de muito amor. Fiquei muito honrada em participar dessa campanha”, concluiu.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE