Cinco motivos por que a crise da Venezuela tem importância internacional | Rio das Ostras Jornal

Cinco motivos por que a crise da Venezuela tem importância internacional

© Getty Images/AFP/R. Schemidt Militantes contra o governo
protestam em Valência, terceira maior cidade da Venezuela
O país com as maiores reservas mundiais de petróleo está se encaminhando para uma ditadura – mas China e Rússia continuam apoiando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Uma piora da crisepoderia ter consequências de vasto alcance internacional.
  • Petróleo: desde 2014, o preço do petróleo caiu de 100 para 50 dólares, uma situação economicamente benéfica para empresas e consumidores no exterior. Com mais de 300 bilhôes de barris, a Venezuela dispõe das maiores reservas mundiais de petróleo. Uma bancarrota do Estado venezuelano ou o fim das importações imposto pelos Estados Unidos, seu maior importador, poderia gerar um aumento internacional do preço do petróleo.
  • Tensões: A China, Irã e Rússia apoiam o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Pequim teria auxiliado Caracas com mais de 52 bilhões de dólares entre 2005 e 2016. Contrariado com o apoio das três potências no "quintal dos EUA", o presidente americano, Donald Trump, impôs sanções contra Maduro.
  • Refugiados: 140 mil venezuelanos estariam atualmente na Colômbia de forma ilegal. O governo quer emitir vistos especiais com direito de permanência de dois anos. O fluxo de refugiados econômicos é grande também para o Brasil, onde as cidades fronteiriças estão sobrecarregadas e não se consegue atender a todos os venezuelanos que chegam.
  • Instabilidade: As relações podem ficar especialmente tensas com a Colômbia, país que se tornou a nova esperança da região para as empresas internacionais, devido ao processo de paz com as FARC. Houve repetidos incidentes na fronteira entre os dois países. Maduro também acusa a Colômbia de apoiar a oposição venezuelana.
  • Negócios: Para empresas internacionais, a Venezuela se tornou sinônimo de prejuízo. Os lucros em moeda local não valem quase nada, devido ao aumento da inflação. Muitas empresas internacionais ainda estão no país e, se antes a Venezuela era uma boa aposta, agora surge a pergunta: ficar ou partir?

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE