Além dos 3 mil homens de UPPs, comandante da PM quer mais mil homens para policiar as ruas do RJ | Rio das Ostras Jornal

Além dos 3 mil homens de UPPs, comandante da PM quer mais mil homens para policiar as ruas do RJ

Programa de Pacificação passa por mudanças para melhorar
 segurança do Rio

Coronel Wolney Dias conversa com Pezão para ter 50% dos homens cedidos a outros órgãos. Com mudança nas UPPs, capital fluminense poderá ter mais 1.300 nas ruas.
Além da reformulação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que vai fazer permitir que cerca de três mil policiais militares – a maioria em atividades administrativas – voltem às ruas, o comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias, disse nesta quarta-feira (23), em entrevista ao Bom Dia Rio, que já está em conversas com o governador Luiz Fernando Pezão para que parte do efetivo de 2.049 homens cedidos a outros órgãos retornem aos batalhões.
“É claro que esses homens estão fazendo falta. Mas com as medidas que estamos adotando estamos mantendo o projeto da UPP intacto, mesmo como quando hão podemos fazer contratação de mais policiais. A PM tem uma perda média de cinco policiais por dia. Já estamos em conversa com o governador Pezão para separar parte desse efetivo que está cedido para voltar à corporação. A meta é trazer o maior número possível de policiais. Se pudesse determinar, pediria mais mil homens”, disse o comandante-geral.
Coronel Wolney disse ainda que dos três mil homens que voltarão às ruas com a reformulação das UPPs, cerca de 1.300 – 200 a mais que inicialmente divulgado – deverão patrulhar as ruas da capital. Segundo o comandante, 80% do efetivo vindo das UPPs será lotado em unidades da Região Metropolitana. Com isso, os batalhões devem ganhar em torno de 200 homens a mais em ações táticas.
“Estamos alocando esses homens de acordo com a maior incidência criminal. Cerca de 80% ficaram em Rio, Baixada Fluminense e Niterói e São Gonçalo. Talvez, tenhamos até 1.300 homens no Rio. A população vai começar a ver mais polícia nas ruas. Precisamos diminuir os índices de letalidade violenta, roubo e roubo de veículos. Cada comandante de região vai ter um efetivo maior para essa demanda”, explicou o coronel.
Wolney Dias disse também entre as medidas para garantir maior policiamento nas ruas, está a mudança na escala de serviço das UPPs, que antes eram mais elásticas. Agora, todos vão trabalhar no regime das demais unidades, em plantões de dois dias por 24 horas de descanso ou dois dias por 48 horas de descanso. Ou seja, todos os policiais vão seguir a escola oficial da corporação.
Em relação às críticas sobre a atuação de aproximação com a população, o coronel disse que que todos os policiais e não são os das UPPs devem praticar a polícia de proximidade, de estar atuando junto com a população. Destacou que mudou recentemente a formatação da Corregedoria e que todas as denúncias que chegam à PM são rigorosamente investigadas e procura sempre colocar os policiais em programas de reciclagem e treinamento.
Quanto ao ofício da Defensoria Pública que pede explicações sobre as mortes recentes e situação de confronto na Favela do Jacarezinho, no Jacaré, na Zona Norte, o coronel foi enfático.

“Não participamos diretamente de ações no Jacarezinho desde 11 de agosto. Mas as operações vão continuar a ocorrer, de acordo com a necessidade e em todas as áreas. Estamos fazendo um esforço para colocar esses três mil homens nas ruas. Estamos fazendo mais com muito menos. Faltam policiais nas ruas, de acordo com o clamor da população. Por isso, estamos fazendo esse esforço, apesar de todas as adversidades”, concluir o comandante-geral da Polícia Militar.
Por Bom Dia Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE