O Procon
fica no Centro de Cidadania.
Fotos: Maurício Rocha / Arte ROJO
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Órgão de defesa do consumidor
funciona no Centro de Cidadania, com serviço de análise financeira
Inaugurado em 2012, o primeiro
núcleo do Procon de Rio das Ostras, que está ligado à Procuradoria Geral do
Município, faz atendimento aos munícipes que necessitam de orientação e buscam
seus direitos como consumidores. No Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15
de março, o Órgão reafirma seu compromisso em cada vez atender melhor os
moradores de Rio das Ostras. Este ano, o horário de atendimento foi ampliado,
sendo realizado entre 8h e 20h.
Para que o atendimento seja ainda
dinamizado, houve nos dias 8 e 9 de março um treinamento na sede do Procon-RJ
para implantação da CIP Eletrônica – Carta de Informações Preliminares, para
ser enviada às empresas reclamadas sem ônus para os consumidores. Atualmente
quem arca com as despesas de envio da CIP, que é feita pelos Correios, é o
próprio consumidor.
Ainda na semana
passada, integrantes do Procon riostrense acompanharam uma equipe de
fiscalização do Procon estadual em um supermercado localizado na Pavuna, bairro
que fica na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Esse acompanhamento fez parte
do treinamento dos servidores que atuam no órgão, conforme destaca o
Coordenador do Procon em Rio das Ostras, Pedro Djuric. “Nosso papel é o de
auxiliar os consumidores nas relações de consumo, uma vez que eles são a
parte mais vulnerável”, comentou Pedro.
No Dia Mundial do Consumidor, o
aposentado Paulo Rodrigues esteve no Procon e ficou satisfeito com o
atendimento. Para ele, as explicações e orientações foram fundamentais. “Tive
um problema com o piso do imóvel que comprei aqui em Rio das Ostras. Após falar
com o construtor não obtive solução e acabei recorrendo ao Órgão, onde fui
muito bem atendido”, destacou.
ANÁLISE FINANCEIRA – Já
funciona no Procon de Rio das Ostras um departamento de análise e cálculo
de juros, que auxilia consumidores na verificação de possíveis juros abusivos
em contratos de compra de automóveis, empréstimos bancários, entre outros, além
de verificar cobranças indevidas de juros de cartão de crédito. Um contador
atua na verificação dos questionamentos dos consumidores após um primeiro
atendimento.
O Procon funciona no Centro de
Cidadania, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h, na Rua das Casuarinas, Nº
595, no Âncora. O órgão de defesa do consumidor também disponibilizará o telefone
2771-6581 para informações.
DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR – Essa
data foi comemorada pela primeira vez em 15 de março de 1983, com base no
famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA,
John Kennedy. Ele salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à
segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em
vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco
na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do
Consumidor foi instituído com a Lei nº 8.078, entrando em vigor no dia 11 de
março de 1991.
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