10/26/2016

Macaé participa da Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

 Dr. Rangel durante um procedimento neurovascular
Ações têm o objetivo de alertar a população para o tratamento e prevenções da doença
“Conheça os fatos: o AVC é tratável. Vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação”. É com este tema que a Organização Mundial de AVC (Word Stroke Organizacion – WSO) realiza a campanha mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que tem apoio de diferentes órgãos e clínicas no Brasil, inclusive a Unicor Macaé. A semana de combate ao AVC começou nesta segunda-feira (24/10) e terá seu ápice no sábado, dia 29, data que se comemora o Dia Mundial do Combate ao AVC. Na Capital do Petróleo será realizada uma campanha através da rede social da Unicor, com o objetivo de alertar a população sobre tratamentos e prevenções da doença.
De acordo com o neurocirurgião da Unicor Macaé, dr. Rangel Guimarães, a cada 6 segundos morre uma pessoa devido ao AVC e no mundo ocorrem 15 milhões de AVC’s por ano, sendo que destes, 6 milhões não sobrevivem e muitos ficam com sequelas incapacitantes para uma vida independente.
“A prevenção é o melhor caminho a ser seguido e para isso, medidas simples devem ser adotadas como:  não fumar, utilizar pouco sal nos alimentos, praticar exercícios físicos regulamente, manter uma dieta rica em frutas e vegetais, limitar o consumo de álcool, tratar adequadamente a hipertensão arterial, o diabetes, a hipercolesterolemia e a fibrilação atrial”, destacou o médico.
Dr. Rangel disse que o AVC pode se manifestar de diferentes formas, sendo que os sintomas mais comuns são: paralisia e/ou dormência da face, braço e perna do mesmo lado; dificuldade para falar, ou compreender o que os outros falam com você; dificuldade na visão e dificuldade no equilíbrio.
 “Caso ocorra algum destes sintomas, o paciente deve ser levado imediatamente para atendimento médico em um pronto atendimento, pois o tempo é fundamental. O tratamento mais indicado é a trombólise intravenosa, que deve ser realizada em no máximo até 4h30 do início do AVC, com potencial para desobstruir a artéria ocluída e assim reverter os sinais e sintomas. Nos casos em que não ocorre a recanalização da artéria ou o paciente esteja entre 4h30 e 6h do início dos sinais e sintomas do AVC, podemos realizar a trombectomia mecânica com desobstrução da artéria. Após esta fase inicial, devemos iniciar a prevenção secundária de outros eventos isquêmicos, com remédios anticoagulantes nos casos da doença de origem cardioembólica. Para reabilitação do paciente utilizamos a fisioterapia e a fonoaudiologia”, explicou o médico.

Os tratamentos intervencionistas, como a trombólise e a trombectomia, podem ser realizados na Unicor Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!