9/16/2016

Após denúncia, Prefeitura reforça sinalização das vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos

SECTRAN,  reforçou a sinalização de algumas vagas especiais 
de estacionamento.  (Fotos: Divulgação)
Como reportamos na edição de nº 119, “Rio das Ostras sofre com falta de acessibilidade urbana para deficientes”, Rio das Ostras amanheceu um pouco diferente em alguns locais por onde os deficientes físicos com dificuldades de locomoção e idosos costumam estacionar. Isto porque a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana – SECTRAN,  reforçou a sinalização de algumas vagas especiais de estacionamento destinadas para deficientes físicos e para idosos por vários pontos da cidade.
Com a falta de estacionamento e acessibilidade para portadores de deficiências físicas, em especial os cadeirantes que têm muitas dificuldades de se locomover, cabe ressaltar o esforço realizado pelo departamento de acessibilidade da SECTRAN para cumprir alguns objetivos e oferecer um pequeno conforto para seus cidadãos, que sofrem com empecilhos de todos os tipos nas ruas da cidade.
As vagas onde foram reforçadas pela sinalização vertical e horizontal pela equipe da SECTRAN foram os pontos da Praça da Baleia, Boca da Barra, Mariléa, entre outros. Embora seja uma obrigação por parte do poder público, o Rio das Ostras Jornal parabeniza a toda a equipe, e a Eduardo Almeida, diretor do setor, pelo trabalho realizado em beneficio de seus munícipes.
A Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa, dentre elas os deficien­tes físicos. A mobilidade em relação ao estacionamento é um direito adquirido por lei.
Cabe lembrar aos agentes da Guarda Municipal advertir, multar ou rebocar os veículos dos motoristas que infringem a lei estacionando nas vagas prioritárias.
Degraus na acessibilidade
O alerta também cabe para o setor que fornece a autorização do cartão da vaga especial. Desde que a Guarda Municipal começou a fornecer o documento autorizativo em junho de 2009, o setor é de difícil acesso para cadeirantes ou para aqueles que se movem de muletas, como também os idosos. Até chegar ao balcão de atendimento, os portadores de deficiência tem que subir três degraus, uma situação de extremo perigo.
Cartão de Estacionamento Especial
A vaga especial de estacionamento é única e exclusiva para os deficientes físicos, os que possuem dificuldades de locomoção e idosos, isto é, aqueles que têm mais de 60 anos.
Documentação exigida (Original e Cópia):

Título de Eleitor;
Documento de Identidade – RG;
Cadastro de Pessoa Física – CPF;
Carteira Nacional de Habilitação - CNH, caso seja o condutor;
Comprovante de Residência ou Declaração do Proprietário;
Laudo Médico original ou cópia autenticada (se portador de deficiência).
Laudo Médico original ou cópia autenticada (se portador de deficiência).
No caso do deficiente ser menor de idade, a documentação exigida será a do responsável legal, neste caso, será obrigatório apresentar, também, a Certidão de Nascimento do menor. Onde tirara o cartão de vaga especial. SESEP – Secretaria de Segurança Pública - Endereço: Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº 2.027 - Jardim Campomar – Rio das Ostras - Telefone: (22) 2771-6389

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!