9/19/2016

6 candidatos disputam a cadeira da Prefeitura de Rio das Ostras

A cidade carece, principalmente, de melhoras na saúde e convive
 com emblemáticos casos de violência.
(Fotos: Angel Morote /Arte Rio das Ostras Jornal)
Atual prefeito, um ex-prefeito e uma mulher estão entre os candidatos.
A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, tem seis candidatos à Prefeitura, entre eles uma mulher. A cidade, que tem 136.626 habitantes segundo estimativa do IBGE, é uma das que sofre com a crise decorrente da diminuição no repasse dos royalties do petróleo. A cidade carece, principalmente, de melhoras na saúde e convive com emblemáticos casos de violência.
Na disputa eleitoral, o atual prefeito, Alcebíades Sabino (PSDB), tem como um dos principais oponentes para a reeleição o ex-prefeito Carlos Augusto (PMDB), que foi gestor da cidade entre 2005 a 2008 e de 2009 a 2012 e atualmente é deputado estadual. Os dois candidatos tiveram as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas entraram com recurso e seguem na disputa até o julgamento final.
Dentre os candidatos, outros dois já são do meio político. O vereador Deucimar (PT), que está há um mandato na Câmara, e Adrian Mussi (PHS), que é suplente de deputado federal. A candidata Winnie Freitas (PSOL) e o candidato Flávio Poggian (Rede), dois novos nomes no cenário político da cidade, concorrem pela primeira vez à Prefeitura.
Administrar a cidade em época de crise e recursos escassos será um desafio para o candidato eleito. Em julho de 2015, a cidade divulgou que a queda nos repasses dos royalties chegou a 47% em relação ao mesmo período em 2014.
Na área da segurança, a cidade enfrenta problemas com casos de homicídio, tráfico, roubos e violência sexual. Nos últimos meses, a cidade acompanhou casos como a paralisação das vans do transporte municipal por causa de um suposto toque de recolher; abuso sexual de uma jovem que foi enganada com um serviço de "lotada"; alunos encontrados armados dentro de uma escola e um casal de jovens morto ao sair de uma boate. Recentemente, a onda de violência foi comentada pelo comandante do 32º BPM Marcos Vollmer.
Para a saúde, também carente na cidade, os candidatos podem se atentar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída em 2013, que nunca entrou em funcionamento. O terreno da unidade tem 1.580 metros quadrados de área e a construção está abandonada.
O G1 questionou os seis candidatos sobre as principais propostas de governos e sobre o que eles apontam como principais necessidades de Rio das Ostras. Confira as respostas abaixo.
Maior carência da cidade e proposta para resolver o problema
Adrian Mussi 
"A falta de emprego, a saúde numa situação caótica, a segurança pública a violência que assola o município, a educação que está abandonada. Nossa proposta para melhorar estas situações e trazer recuso de fora para dentro  para voltar a situação monetária dentro do município fomentando o comércio, o turismo e gerando emprego."
Carlos Augusto
"O que vemos hoje é uma cidade carente de praticamente tudo, mas por ordem de prioridade podemos citar a segurança pública, que apesar de ser uma responsabilidade do Estado, pode receber o apoio do município. E assim faremos com o retorno das rondas nas escolas e nos bairros e a criação das rondas estratégica e universitária. A geração de emprego e renda também é um desses problemas. Para resolvê-lo, vamos fortalecer a Zona Especial de Negócios".
Deucimar
"Saúde, vamos ampliar as equipes da estratégia de saúde da família, colocar um pronto-socorro nos principais pontos da cidade (cidade praiana ao sul, centro e ancora ao norte) e evitar que as pessoas fiquem adoecidas, fazendo ações preventivas e promovendo saúde nas escolas e ampliando a oferta de esportes por toda a cidade."
Poggian
"A nossa população está morrendo com o abandono da saúde. Para solucionarmos este problema contrataremos mais profissionais, implantaremos o programa de valorização do servidor, faremos o controle de estoque de medicamentos, reconstituiremos o pronto socorro municipal, iniciaremos as atividades da UPA que está pronta a mais de 2 anos e nunca funcionou; e, restabeleceremos o convênio com o Hospital de Barra de São João."
Sabino
"Rio das Ostras vive uma crise sem precedentes. Além da perda de receitas temos a dívida bilionária da PPP assinada em 2007. Tomei medidas duras evitando o caos. Não fechei unidades de saúde, escolas e mantive os salários dos servidores em dia. Agora vamos recuperar a cidade como um todo. Retomar serviços e obras e investir em outros setores da economia em busca da independência dos royalties."
Winnie Freitas
"A violência contra mulheres. Rio das Ostras é a capital dos Estupros. Além disso, o número de creches é muito defasado. Construiremos novas Creches e Pré-escolas. Garantiremos iluminação e transporte para dar segurança às mulheres.  E exigiremos do estado a delegacia da mulher. Chega de Violência!"
Três principais propostas para o governo
Adrian Mussi
"Criação do polo industrial atraindo indústrias de base, domésticos e outros. Com isso esperamos gerar empregos e turismos de negócios no município. Reforma e ampliação do hospital, reforma dos postos de saúde, criação de núcleo da mulher, núcleo de atendimento da criança, Centro de hemodiálise. Investimento na educação, nas escolas, trazendo escola de capacitação técnica e criação do polo universitário Municipal."
Carlos Augusto
"Fortalecer a Zona Especial de Negócios e a abertura de novos postos de trabalho, com a atração de novas empresas para Rio das Ostras; Retomada dos projetos Ronda nos Bairros e Ronda nas Escolas e criação da Ronda Universitária e Ronda Estratégica (base com dados estatísticos e estratégicos da violência na cidade), além de implementar em Rio das Ostras o Batalhão da Polícia Militar em parceria com o Governo do Estado; Retomar as obras na cidade – ampliar as obras de saneamento (redes de água, esgoto e drenagem), pavimentação, obras de acessibilidade e mobilidade urbana, além da construção da rodoviária municipal."
Deucimar
"Vamos cumprir a lei de um terço da carga horária para estudos e planejamento para nossos docentes e instituir a consulta pública para a escolha de diretores e acabar com os alugueis dos contêineres construindo mais escolas; Reestruturação organizacional da Guarda Municipal e garantir condições adequadas de  trabalho. Aproximar a GM da população, para atuar de forma preventiva e reduzir a violência em Rio das Ostras; Reforma administrativa e choque de gestão.  Construção e Implantação do Centro Administrativo da Prefeitura viabilizando o trabalho e a interação das diversas Secretarias de forma eficiente."
Poggian
"Na saúde: a criação da central de marcação de exames e consultas por telefone e/ou internet; Na segurança: a volta das rondas da guarda municipal, completa iluminação das ruas da cidade e limpeza de terrenos sem habitação e cheios de mato e lixo; Emprego: desenvolvimento de políticas públicas para o turismo como fonte de geração de emprego e renda para os moradores da cidade."
Sabino
"Saúde: Promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos, proporcionando condições de trabalho aos servidores e qualidade do atendimento; Serviços públicos: Garantir e melhorar os serviços básicos, com direito à habitação, saneamento básico, abastecimento de água, coleta e tratamento de lixo; Desenvolvimento econômico: Incentivar a geração de emprego e renda reestruturando a ZEN, e incentivando outros setores, principalmente ligados às atividades turísticas e comerciais."
Winnie Freitas
"Médico da família: Um posto de saúde por bairro e construção de hospital municipal que atenda à população; Fim do monopólio da 1001: transporte público municipal rumo à Tarifa zero; Auditoria das dívidas e transparência. A população precisa saber onde está o dinheiro e definir as prioridades!"
Governo em uma frase
Adrian Mussi
"O meu governo vai visar a recuperação  da economia do município, trazendo recurso de fora para dentro fomentando o turismo, atraindo o turista de volta para a cidade para que traga seu recurso formentando o comércio, vou fazer parcerias com o governo estadual e Federal principalmente, através de parcerias com o ministério da saúde, da cidade para que possamos recuperar a cidade num todo e ela volta a crescer, gerar empregos do polo industrial e fermentação do turismo.
Carlos Augusto
"Faremos um governo participativo e democrático. Juntos, Poder Público, sociedade civil organizada e população, vamos estabelecer metas e prioridades e fazer com que Rio das Ostras volte ao caminho do desenvolvimento e do progresso."
Deucimar
"Governo da mudança, para o bem de nossa população!"
Poggian
"Nós faremos um governo de austeridade, com a eficiente aplicação dos recursos públicos e voltado aos interesses da nossa população."
Sabino
"Já superamos a crise, agora é hora da gente crescer, de avançar, é hora da cidade voltar a ser próspera!"

Winnie Freitas
"Será um governo voltado aos interesses dos trabalhadores e não dos empresários, radicalmente democrático com eleição direta de secretários de governo e plebiscitos permanentes para um Orçamento Participativo; a prioridade será investir na educação, criação de cooperativas e concurso público".
Do G1 Região dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!