![]() |
O fotógrafo
Felipe Barcellos fez o registro na sexta-feira (15)
(Foto: Felipe Barcellos/ Arquivo Pessoal)
|
'Importante para que se tenha
discussão sobre legado', diz autor de imagem. Registro feito na sexta-feira foi
compartilhado quase 20 mil vezes.
O diretor de cinema e roteirista
Felipe Barcellos, de 47 anos, fotografou e filmou uma moradora de rua deitada
em um canteiro, próximo ao túnel que liga Botafogo a Copacabana, na Zona Sul do
Rio. Ao fundo da imagem aparece um colorido letreiro da Olimpíada escrito “um
mundo novo”. A publicação em uma rede social gerou uma série de comentários e,
até a noite desta segunda-feira (18), tinha quase 20 mil compartilhamentos.
“Normalmente eu ando de ônibus, com o celular
na mão. Quando eu saí do túnel, vi que ela [a idosa] estava no gramado. Saltei,
mas ela não quis conversar, estava com sono e só queria dormir. Estava um
grande calor naquele dia e ela com aquela roupa. Foi quando começou a polêmica.
Muita gente achou que a foto era montagem. A própria rede social se encarregou
de desfazer o mito da montagem quando eu postei o vídeo. Aí as coisas se
esclareceram”, contou o fotógrafo ao G1.
Familiar procurou fotógrafo
O registro foi feito na
sexta-feira (13), às 14h20. Barcellos disse após tanta repercussão, recebeu uma
mensagem de uma pessoa que se diz familiar da idosa que aparece na foto.
“Hoje chegou mais uma foto, de uma
menina que se diz familiar dessa senhora. Ela contou que existe histórico de
ela não querer voltar ao convívio da família. Então há também esse papel. Pra
mim, isso já valeu. O volume é importante para que se tenha discussão sobre o
legado e mostrar que as pessoas podem fazer fotos com impacto social, basta
estar disponível para enxergar a cidade de forma mais atenta. O lado positivo é
tão mais bacana que faz valer a pena.”
Felipe relevou que sempre fica
atento às questões sociais e tanta transmitir isso através da fotografia. Essa
foi a intenção do registro, segundo ele. “O legado social da Rio 2016, essa é a
questão. Existe um legado desde já? Ou é só um enfeite ao longo desse processo
de quase 7 anos. A fotografia tem esse papel”, concluiu.
A imagem rendeu muitos elogios e
também algumas críticas. "Como se perde tempo de postar isso. Denegrir a
imagem da sua casa e errado", disse um seguidor.
Outro postou: "Que registro!
Uma foto que retrata a infeliz realidade do Brasil, ainda termos pessoas assim
abandonadas pelo poder público. Uma tristeza, eh um duro contraste com que tah
escrito lá atrás no túnel."
Algumas pessoas questionaram a
veracidade da foto e o acusaram de ter feito uma montagem. Para sanar a dúvida,
Felipe também postou um vídeo que não deixa dúvidas (veja acima).
O G1 entrou em contato com a
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mas não obteve resposta até
a publicação desta reportagem.
Lívia Torres - Do G1 Rio

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!