Começa nesta terça, 29, a primeira fase da vacinação contra HPV em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Começa nesta terça, 29, a primeira fase da vacinação contra HPV em Rio das Ostras

Rio das Ostras abre nesta terça-feira,29 a primeira fase
da vacinação contra HPV
(Fotos: Gabriel Sales / Mauricio Rocha)
Meninas entre 9 e 13 anos devem receber a dose da  vacina. O câncer de colo de útero é a segunda maior causa da morte por câncer entre as mulheres.

A Secretaria  de Saúde de Rio das Ostras dá início nesta terça-feira, dia 29, à primeira fase da vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus que pode causar o câncer do colo de útero. Devem receber a dose meninas entre 9 e 13 anos. A imunização vai acontecer todas as terças, quartas e sextas-feiras, no Posto de Saúde Dona Edimeia ( Alcimeria Melo Barreto), na Avenida Linda, s/n,  Nova Esperança,  das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, até o dia 29 de abril.

 O objetivo da vacinação é prevenir contra quatro tipos de HPV  ( 6, 11,16 e 18), responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer no mundo, reduzindo o risco dessas meninas desenvolverem a doença. O câncer de colo de útero é a segunda maior causa da morte por câncer entre as mulheres.

 O novo esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde é composto por duas doses de vacina quadrivalente, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. As meninas só receberão as doses se estiverem acompanhadas dos responsáveis e munidas da caderneta de vacinação  ou do comprovante de vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, os pais devem ter a ciência de que a vacina é eficiente e segura. A vacina também estará disponível para mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade, mediante apresentação de declaração  feita pelo médico.


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras alerta que as meninas que tomaram apenas uma dose, há seis meses ou mais, devem procurar a unidade para tomar a segunda dose da vacina, para finalizar o processo de vacinação. Em caso de dúvida, entrar em contato como Departamento de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone ( 22) 2771 42223 ou 2771 9036.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade