A Livraria e Editora da Fundação
Educacional de Macaé (Funemac) vai realizar, em 2016, dois processos distintos
visando estimular a produção literária dos universitários e dos cidadãos
macaenses. Um dos editais já está disponível no site da Prefeitura Municipal de
Macaé, mas algumas dúvidas têm surgido entre os interessados em publicar as
suas obras literárias, especialmente entre os "marinheiros de primeira
viagem". Vários escritores têm telefonado ou procurado a Editora Funemac,
na Granja dos Cavaleiros, para saber a diferença entre os dois processos.Esse edital está disponível no endereço eletrônico http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/editora-funemac-lanca-edital-para-publicacao-de-livros e está aberto a obras técnico-científicas, documentais ou literárias, desde que sejam inéditas e inscritas com o pseudônimo escolhido por cada autor. Como consta do Edital, as inscrições podem ser feitas entre 9 e 17 horas na sede da Funemac, que fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50/2º andar (Granja dos Cavaleiros).
Já o segundo edital, que ainda não está recebendo inscrições, é o do Prêmio Literário Universitário de Macaé, mais conhecido como PLUMa. Este concurso é dirigido unicamente aos universitários de Macaé e de todo o Estado do Rio de Janeiro. Assim como no Concurso Literário é preciso comprovar a condição de macaense ou de residente no município (com contracheque ou comprovante de residência), para participar do 3º PLUMa será necessária a comprovação da condição de universitário fluminense com a apresentação do documento de matrícula numa universidade do Estado do Rio, declaração da Faculdade ou carteira oficial de estudante de 2016.
Apesar de ainda não estar oficialmente aberta, algumas informações a respeito da terceira edição do PLUMa também já estão disponíveis do site da prefeitura para que os interessados possam começar a se preparar para concorrer a um dos três primeiros lugares, o que faculta a edição de livretos com a obra resumida de cada vencedor. Os estudantes poderão realizar todo o processo de inscrição no PLUMa 2016 entre os dias 7 de março e 29 de abril deste ano, também na sede da Editora Funemac.
E se até 2015 o PLUMa premiava somente o gênero da Poesia, a partir deste ano o prêmio abrangerá também a categoria Conto. "Estamos ampliando horizontes e, dessa forma, queremos estimular ainda mais a criação literária dos universitários do Polo Educacional de Macaé e da região fluminense, como forma de estimular a Educação e a Cultura", disse o presidente da Funemac, Gleison Guimarães.
Um dos parágrafos mais importantes do Edital do novo Pluma vai determinar que os autores poderão se inscrever nos dois gêneros literários, mas com apenas uma obra em cada categoria. No entanto, as inscrições - que são gratuitas - terão que ser feitas de forma separada, com envelopes específicos e documentos a serem divulgados pelo Edital. O PLUMa é aberto a universitários de qualquer nacionalidade, mas os trabalhos precisam ser apresentados em Português. Outra condição indispensável para a participação é que os autores sejam residentes e estudantes do Estado do Rio de Janeiro. Os temas são livres, e o Edital do PLUMa 2016 será lançado na primeira semana de març
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!