2/25/2016

Alunos e professores de universidade federal fazem visita no Museu Casa de Casimiro de Abreu

Museu Casa de Casimiro de Abreu recebe visitantes
Diariamente (Fofo: Alê Silva)
Atividade tem como objetivo proporcionar uma reflexão nos estudantes

O Museu Casa de Casimiro de Abreu tem servido de inspiração para estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na manhã da última quinta-feira, dia 18, professores da disciplina de "Preservação do Patrimônio Cultural", do curso de Produção Cultural, da instituição de ensino, e alguns alunos fizeram uma visita-aula no local, que fica localizado no distrito de Barra de São João.

Na oportunidade, a responsável pelo espaço, Andrea Macedo, contou um pouco da dinâmica e da história do Museu, que era administrado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e foi municipalizado em 2010.  

De acordo com os professores, a disciplina trata de questões referentes aos conceitos, categorias e políticas de Patrimônio Cultural. O termo pode ser entendido como o conjunto de bens, materiais e imaterias, assim como manifestações populares e tradições de um povo.

Ainda segundo os educadores, o que vai revelar se aquele bem é ou não um patrimônio é o seu reconhecimento, o valor que tem aquelas pessoas.  “Há uma diferença entre estarmos na universidade com os textos, fazendo reflexões e críticas e sairmos desse ambiente acadêmico, irmos ao campo e nos deparar com a realidade. A intenção é proporcionar aos estudantes esse encontro e abrir perspectivas a partir daí. O que é possível fazer empiricamente nesses espaços?”, disse o professor Adriana Russi.

Para o aluno do 4º período do curso,Yuri Azevedo, as visitas a equipamentos culturais são um terreno fértil para suscitar nos estudantes o interesse nos diversos campos da Produção Cultural. “Queremos ver quais são as necessidades desses espaços, dialogar com outros atores culturais e entender como poderemos atuar neles”, comentou.       


O Museu Casa de Casimiro de Abreu fica na rua Bernardo Gomes, em frente à praça As Primaveras, em Barra de São João. As visitações acontecem todos os dias, 9 às 17 horas, inclusive nos feriados. O telefone de contato é o 2774-5293. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!