12/11/2015

Especialistas falam de rompimento de barragem da Lagoa do Iriri que atraiu surfistas no RJ

Surfistas aproveitaram rompimento da divisão para
se jogar na água (Foto: Reprodução)
Inea disse que caso filmado na quinta (10) foi fenômeno natural. Faixa que divide lagoa e mar em Rio das Ostras, deve voltar em 1 mês.
O rompimento da barragem de areia que divide a Lagoa de Iriri e o mar da Praia de Costazul, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, foi comentado por especialistas nesta sexta-feira (11) no RJ Inter TV 1ª Edição. O rompimento aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e surfistas atraídos pelo movimento das águas se atiraram para tentar fazer manobras (vídeo em baixo).
 O rompimento, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é considerado fenômeno natural. Ainda de acordo com o Inea, a situação foi provocada pelas chuvas dos últimos 15 dias, que elevaram o nível do espelho d´água.
"Não houve danos materiais e a tendência é que a lagoa recupere o nível do espelho d´água com a continuidade das chuvas e a ação das marés", informou o instituto.
Os sedimentos trazidos pelas ondas do mar farão a reconstrução natural da barragem, segundo os especialistas.
"Esse processo aconteceu agora em 2015 da mesma maneira que em 2013, por coincidência, no mesmo mês. Isso é devido à grande precipitação de chuvas. Agora vamos esperar a barra ser fechada naturalmente pelo mar como aconteceu em 2013", explicou o secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Talon.
O secretário ainda informou que o tempo para que a lagoa volte a encher pode ser de três a seis meses, dependendo do nível de chuvas, mas que a barragem deve ser reestabelecida em cerca de 30 dias.
O biólogo Eduardo Pimenta também comentou o caso. "Toda essa água doce com as águas foram para o mar. O mar vai empurrar essa areia e vai fechar. E, antes disso, o mar vai jogar também um pouco de larvas, de peixes e de camarões ali. É uma renovação, um fenômeno natural benéfico para a lagoa", concluiu.

Nesta sexta-feira (11) a Prefeitura começou a limpeza da água. As equipes retiram a vegetação, conhecida como alface, da água da lagoa, que está praticamente vazia. Tratores trabalham com dificuldade por causa da fragilidade do solo no local. De acordo com o secretário Nivaldo Talon, o banho na lagoa não é recomendado por causa do nível da água atual.

Vídeo: Lagoa de Iriry esvazia após barragem romper
Vídeo: Lagoa de Iriry esvazia após barragem romperSurfistas pularam em ondas formadas pelo rompimento de uma barragem de areia nesta quinta-feira (10) em Rio das Ostras. A faixa de areia divide a Lagoa de Iriri e o mar da Praia de Costazul. Durante a manhã, moradores registraram o grande volume de água e algas que invadiram o mar. Nas imagens, pessoas com pranchas de surf e bodyboard tentam encarar as fortes ondas.
Posted by Rio Das Ostras Jornal on Quinta, 10 de dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!