20/05/2015

Estudantes da Uerj fecham trânsito durante protesto no Maracanã

Protesto fechou pista da Rua São Francisco Xavier,
 no Maracanã (Foto: Reprodução / Facebook)
Alunos cobram retomada integral dos serviços da universidade.
Estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) voltaram a protestar na noite desta terça-feira (19) contra a situação da instituição. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, por volta das 22h20 os manifestantes interditaram uma pista da Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, na Zona Norte.
O protesto era monitorado por policiais militares e acompanhado por agentes da CET-Rio. Segundo o Centro de Operações, a interdição no trânsito ocorria na altura do portão 5 da Uerj.
Esta seria pelo menos a terceira manifestação dos estudantes da Uerj deste a semana passada. O motivo dos protestos seriam relacionados à crise enfrentada pela Universidade. Sem repasse financeiro do governo, funcionários terceirizados que estão com os salários atrasados e serviços como os de limpeza foram paralisados.
No dia 13, o protesto terminou com uma tentativa de invasão à reitoria da Uerj, que teve entrada depredada. De acordo com a segurança da universidade, houve cinco feridos: três agentes de segurança (concursados) e outros dois vigilantes (terceirizados), todos com escoriações leves.

Lixo acumulado
 Os alunos mostraram lixeiras abarrotadas e muita sujeira nos corredor. No prédio, circulam todos os dias cerca de 30 mil pessoas.
“Os corredores não tem como jogar lixo porque já tá no chão. Está uma coisa horrível mesmo”, disse a estudante de jornalismo Emily de Almeida.
O recolhimento de lixo está suspenso há pelo menos duas semanas, por causa da greve dos funcionários da limpeza e da manutenção. Eles são servidores terceirizados e o governo do estado não paga as empresas prestadoras de serviços, há cinco meses.
“Eles já estão há dois meses sem receber, os trabalhadores da limpeza e os da manutenção 5 meses. Então, além da gente estar com o problema de limpeza, a gente está com problema de telefone, de computador”, lamentou a estudante de serviço social, Fabiane Soares.
Nos banheiros a situação é ainda mais crítica. A quantidade de lixo não cabe nos cestos e os estudantes contam que o ambiente é insalubre.“Não dá vontade de vir. A gente chega no banheiro, não tem papel. Está tudo molhado”, contou Geovana Elias, estudante de Nutrição.
Muitos elevadores também não estão funcionando, por falta de manutenção. “A gente é obrigada a subir de escada. Além da limpeza tem isso ainda também, os elevadores. Então está um absurdo total, total descaso”, disse Anelise Rosário, estudante de matemática.
A falta de limpeza acabou afetando também a clínica da faculdade de odontologia da Uerj. Eles tiveram que fechar as portas por falta de pessoal pra fazer a higiene do lugar. Lá são atendidas, por semana, quase três mil pessoas.
Sem saber que está sendo gravado, o funcionário confirma o motivo do fechamento: “Sem ninguém pra fazer a manutenção, não tem como funcionar”.
Dona Gilçara está fazendo implantes dentários e está preocupada com a continuidade do tratamento. “Eu não tenho condições de fazer lá fora, é caríssimo”, disse.
A suspensão dos serviços de limpeza  já tinha sido o motivo do adiamento das aulas no começo do ano letivo. Agora, que o problema se repete, o governo do estado admite o atraso e diz que vai regularizar o pagamento dos salários até o próximo dia 17. Enquanto isso, os alunos e os professores estão fazendo mutirões pra diminuir a sujeira nas salas de aula e tentar manter o calendário.

“Querendo ou não são os nossos impostos que pagam a universidade. A gente batalhou muito pra chegar aqui. Eu não acho errado porque eles estão reivindicando os direitos deles. Quem está disposto a trabalhar de graça?”,disse Tatiane Martins, estudante de nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!