Ruptura de oleoduto jogou até 400
mil litros de óleo em terra e no mar. Governador diz que abriu investigação para
explicar causa do rompimento.
O governador da Califórnia, nos
Estados Unidos, Jerry Brown, declarou estado de emergência nesta quarta-feira
(20) no condado de Santa Bárbara, por causa do vazamento de petróleo ocorrido
na terça (19), que pode ter despejado até 400 mil litros de óleo em terra e no
oceano.
"Esta declaração de
emergência permite que o estado mobilize com rapidez todos os recursos disponíveis.
Faremos tudo o que for necessário para proteger o litoral californiano",
disse Brown em comunicado.
O vazamento de petróleo pode
chegar a até 400 mil litros, segundo os últimos cálculos divulgados pelo Centro
de Informação Unificado, que está à frente do gerenciamento da crise ambiental.
Esse número constitui "o pior
dos cenários possíveis", segundo o comunicado de imprensa, que também
indica que foi aberta uma investigação para explicar a causa do rompimento do
oleoduto que originou o vazamento de petróleo e a quantidade exata que foi
derramada.
Este incidente no condado de Santa
Bárbara, que fica ao norte de Los Angeles, deixou uma mancha negra tanto em
terra como no mar.
No começo da manhã desta quarta,
as equipes de limpeza já tinham retirado 26 mil litros de petróleo.
A companhia Plains All American
Pipeline ainda tem que fazer uma escavação para chegar até o ponto exato da
ruptura da tubulação, que foi instalada junto à linha costeira em 1987.
Santa Bárbara é uma região com
intensa atividade petrolífera. Em 1969, um vazamento em uma plataforma na
região durou 11 dias e despejou cerca de 15,9 milhões de litros de petróleo no
Oceano Pacífico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!