Freixo vai depor em audiência de manifestantes nesta quarta no Rio | Rio das Ostras Jornal

Freixo vai depor em audiência de manifestantes nesta quarta no Rio

Deputado Marcelo Freixo presidiu a CPI
das Milícias na Alerj em 2008
(Foto: Janaína Carvalho / G1)
Deputado diz que não possui qualquer relação com manifestantes.
O juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, convocou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) para depor no julgamento dos 23 ativistas acusados de atos violentos em manifestações no Rio de Janeiro. A presença do deputado, feita a pedido da defesa dos réus, seria para esclarecer a suposta ligação do deputado com atos violentos em protestos entre junho de 2013 e julho de 2014.
O deputado é citado em depoimentos de policiais no inquérito da Polícia Civil sobre o caso e em conversas de ativistas interceptadas no mesmo documento. Entretanto, Freixo não foi ouvido no inquérito e nem denunciado.
O depoimento do parlamentar está marcado para esta quarta-feira (28), às 13h, no Fórum do Tribunal de Justiça do Rio, no Centro. O pedido para o depoimento foi feito por Marino D'Icarahy, advogado de Elisa Quadros ,conhecida como Sininho, além de outros seis manifestantes. Freixo será o único ouvido nesta quarta.
Em entrevista ao G1, Freixo se disse surpreso pelo fato de ter sido chamado para depor: "Tudo que eu poderia esclarecer sobre os encontros que tive com esses manifestantes já foi dito na época da morte do [cinegrafista da Bandeirantes] Santiago [Andrade]. Vou estar presente na audiência, mas não tenho relação direta com nenhum manifestante", garante Freixo.
Segundo ele, foram apenas dois encontros com Sininho, atualmente foragida após ter tido um novo pedido de prisão decretado em novembro de 2014. "A primeira vez foi na época do Ocupa Câmara, quando ela veio até o meu gabinete e disse que foi ameaçada por milicianos. Eu e meu pessoal a tranquilizamos, dissemos que aquilo não fazia sentido. A outra foi por acaso, durante um protesto de greve de fome de um manifestante na Cinelândia. Só. Gostaria que me provassem as vezes em que me reuni com esses manifestantes", diz o deputado.
No inquérito policial que foi base para a denúncia que levou a prisão dos 23 ativistas, Freixo é citado com frequência pela polícia como tendo ligações com atos violentos em manifestações. O deputado, no entanto, rebate as acusações e diz que não há qualquer indício contra ele e seu partido. " Me incomodou e incomoda ser ligado a algo com que você não tem qualquer relação. Nunca defendi qualquer ato violento em manifestações, fosse da polícia ou de manifestantes. E vários desses manifestantes são anarquistas, não possuem qualquer afinidade ideológica comigo. Qual seria o sentido?", questiona.
O advogado Marino D'Icarahy explicou ao G1 o motivo de ter pedido o depoimento de Freixo ao juiz Flávio Itabaiana: "Queremos esclarecer algumas coisas sobre a figura do Freixo que estão no processo: as menções no inquérito, essa história  de financiamento de atos violentos e de ajuda jurídica a manifestantes, além dessas denúncias sobre ameaças de milicianos trazidas por quem estava no Ocupa Câmara. É muito importante que tudo isso seja mostrado de uma vez por todas".
Ativistas
Duas rés, Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, e Karlayne Pinheiro, a Moa, seguem foragidas desde dezembro de 2014. Igor Mendes, Caio Souza e Fábio Raposo já se encontram presos. Igor foi preso após desrespeitar uma ordem de não participar de protestos ou de atos públicos durante o julgamento, e Caio e Fábio foram presos acusados de matar o cinegrafista Santiago Andrade com um rojão durante um protesto em fevereiro de 2014. Os 23 réus são acusados de formação de quadrilha.

Além de Elisa, Karlayne, Igor, Caio e Fábio, também são réus Filipe Proença, Igor Pereira D'Icarahy, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Guilherme Mascarenhas, Bruno de Sousa Vieira Machado, Joseane Maria Araújo de Freitas, Shirlene Feitoza da Fonseca, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rego Barros Caruso, Gabriel da Silva Marinho, Eloisa Samy Santiago, Luis Carlos Rendeiro Junior, o "Game Over",  Pedro Brandão Maia, André Basserez, Drean Moraes e Camila Aparecida Rodrigues Jourdan, Rebeca Martins e Leonardo Fortini.


Fonte: G1
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!