Macaé: Encontro da Educação abre ano letivo e prefeito recebe educadores | Rio das Ostras Jornal

Macaé: Encontro da Educação abre ano letivo e prefeito recebe educadores

Antropólogo, cientista político, escritor e professor, Luiz Soares, ministrou a palestra “O Brasil contemporâneo e os desafios para educação”.

O ano letivo da rede municipal foi aberto na terça-feira (04) com o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe), na sede do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no bairro Parque Aeroporto. A programação que contou com a presença do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, foi marcada por reflexões e diálogos com os educadores participantes.

 O Encontro visa integração, troca de ideias e conhecimentos quanto ao ensino municipal com o objetivo de retomar as ações nas unidades municipais de ensino. Após a abertura, o antropólogo, cientista político, escritor e professor convidado, Luiz Eduardo Soares, ministrou a palestra “O Brasil contemporâneo e os desafios para educação”.

“Estou muito feliz de estar em Macaé, principalmente em um encontro dirigido para educadores. Temos que estar atentos às mudanças do Brasil. A Educação é um desafio difícil. Hoje, temos que suscitar discussões em prol do ensino. Sou professor há 38 anos e tenho a honra de dizer que nunca perco o entusiasmo diante dos meus alunos, pois recebo deles o grão da vitalidade”, disse o coautor dos best-sellers "Elite da Tropa", que foi uma das inspirações do filme "Tropa de Elite". O próximo livro que será lançado por Soares terá como ênfase principal o Rio de Janeiro.

Diante de centenas de profissionais da Educação, o palestrante também destacou questões de segurança, violência e transformação.

Além disso, os profissionais da Educação que estiveram no encontro no turno da manhã participaram de oficinas do especialista em Educação e autor do livro “A escola pública aposta no pensamento”, Walter Kohan. O autor que também é idealizador do projeto específico em Filosofia, interagiu com os participantes durante dinâmicas de grupos e um amplo debate. “A escola é um exercício do diálogo. Quem mais sabe é quem mais pergunta. Muitas palavras levam a dúvidas e reflexões”, pontuou.

O Empe deixou os participantes satisfeitos. Entre eles estava a educadora, Geise Alves. “Atuo há mais de dez anos na rede municipal e fico feliz em poder fazer parte de um evento, que me faz pensar ainda mais sobre minhas ações junto aos professores e alunos da rede municipal. Oportunidades como essas não devem ser dispensadas. Além de ampliar nossos conhecimentos, ficamos mais reflexivos sobre nosso cotidiano escolar”, falou.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, falou sobre a importância do encontro. “Este é um espaço ideal para concepção de ideias e intervenções de um cenário pedagógico ideal. O professor deve valorizar esta troca de experiências entre os profissionais, além das vivências que os alunos levam para a sala de aula. Com isso, a educação se transforma. Tudo em prol da melhoria do processo ensino-aprendizagem”, ressaltou.

Prefeito se reúne com educadores

Durante o Empe, o prefeito Dr. Aluízio, abriu espaço democrático de diálogo com os educadores e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE). Ele anunciou que dentro de alguns dias será efetuado o acerto do enquadramento de valores previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Ele explicou que o prazo foi estendido para atender ao prazo legal dos recursos.

O Decreto 011/2014, com a revisão da Lista Nominal de Enquadramento dos professores do município de Macaé, foi publicado nesta terça-feira (04). Já em relação ao pagamento de 1/3 das férias, ele explicou que os acertos já começaram a ser feitos pela secretaria de Administração (SEMAD).


“Quero contar com a integração de todos os educadores. Esta aproximação coletiva é muito importante para a população. Temos que trabalhar em prol do desenvolvimento do município tanto nas áreas da Educação, quanto da Saúde e Mobilidade Urbana para termos orgulho de Macaé. Desejo acertar ainda mais na rede municipal neste ano letivo. O objetivo é conquistarmos uma educação inclusiva, que abrange o trabalho, seriedade e decência. Não se forma professor apenas na faculdade, mas sim na alma e no coração. Estou preparado para dialogar e ouvir. Agradeço a todos pelo empenho do ano passado e quero contar com a contribuição neste ano letivo junto aos estudantes do município”, disse.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!