8/28/2013

Tour do Rio, maior competição de ciclismo do país, começa hoje

Ciclistas de 18 equipes irão pedalar 827 km, passando por mais de 20 municípios do estado, na maior competição do ciclismo nacional. 
Evento ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Vem ai o Tour do Rio, maior competição de ciclismo do país. A largada acontece nesta quarta-feira, dia 28 de agosto. Dez equipes nacionais e oito equipes internacionais cruzarão o território fluminense, passando por mais de 20 municípios, em mais de 820 km de prova. Ao todo serão 5 etapas, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, onde os atletas pedalarão por todo o tipo de percurso. Subidas fortes, longas retas e descidas onde o ciclista pode alcançar velocidades superiores a 100 km/h serão o palco desta disputa emocionante.

As praias cariocas menos concorridas no dia a dia e preferidas pelos surfistas no final de semana são o cartão de visitas da primeira etapa. Barra, Recreio, Prainha, Grumari e estrada da Pedra de Guaratiba, com o belo Parque Nacional da Tijuca ao fundo, ditam o clima de natureza até a chegada ao perímetro urbano em Santa Cruz e a passagem pela Avenida Brasil, rumo a Angra dos Reis.

Após a chegada na região da Costa Verde um comboio leva os atletas de Angra para Volta Redonda. Da Cidade do Aço eles partem num sobe-e-desce pelas belas montanhas de Valença e Rio das Flores, passando por fazendas históricas do Vale do Café, até a chegada calorosa em Três Rios.

No terceiro dia, os atletas atingem o ápice da prova, literalmente. Largam  em Três Rios e seguem para Teresópolis. Em Itaipava, enfrentam a subida mais forte do percurso, a 1500m de altitude, com a Serra dos Órgãos e seus penhascos como pano de fundo, até o fim da etapa. A cidade de Teresópolis fecha as vias públicas, em um esquema similar ao do Carnaval, para receber, a mais de 70km/h, os atletas que aceleram na descida.

A largada da quarta etapa será, às 9h. A paisagem abençoada pelo Dedo de Deus é um estímulo para os atletas pedalarem forte, em um dos trechos mais emocionantes de toda a prova. A variação de altitude entre subidas e descidas ao longo do percurso é de mais de 6 mil metros.  Na descida da serra, os ciclistas atingem as maiores velocidades de toda a prova e a chegada em Rio das Ostras promete ser uma das mais disputadas.

No dia 1º de agosto acontece a última e mais emocionante etapa do Tour do Rio. Acabaram-se as subidas e descidas e é hora de colocar os pés na estrada, terreno plano, para voltar ao Rio de Janeiro. Na reta final, uma passagem apoteótica pela Ponte Rio-Niterói e a chegada encantadora na Quinta da Boa Vista prometem momentos incríveis e lindos. A briga por posições e recordes deve ir até o final da disputa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!