Duplicação da Amaral Peixoto será licitada | Rio das Ostras Jornal

Duplicação da Amaral Peixoto será licitada

Cartaz que circula pela internet há meses.

Estrada será duplicada dentro de um planejamento de recuperação das vias administradas pelo poder público.

Após o início das obras para duplicação da BR-101, realizadas pela concessionária que administra a rodovia federal, outra notícia chega para quem utiliza diariamente a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que liga Macaé a Rio das Ostras. 

Durante a entrega das obras de ampliação do sistema de produção de água de Casimiro de Abreu, na última quinta-feira (2), o governador Sérgio Cabral anunciou que a duplicação do trecho da RJ-106 entre as cidades de Macaé e Rio das Ostras vai ser licitada.

Aguardada há anos pela população dos dois municípios - porque por ali passam diariamente milhares de carros - a obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). De acordo com divulgação do governo do estado ocorrida no início do ano, a estrada será duplicada dentro de um planejamento de recuperação das vias administradas pelo poder público.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo, estão previstas, ainda, obras em 22 quilômetros das rodovias RJ-178 e RJ-180, entre Quissamã e Dores de Macabu, distrito de Campos, e a restauração, com construção de acostamento, em 27 quilômetros da RJ-192, entre Itaocara, no Noroeste, e São Fidélis, no Norte. 

Essas intervenções serão possíveis em função do grande investimento a ser realizado de olho na Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016. O Governo do Estado vai investir R$ 2,8 bilhões na malha rodoviária fluminense. Haverá intervenções em 750 quilômetros de estradas estaduais em todas as regiões até 2014. As obras de implantação, duplicação, ampliação e recuperação asfáltica serão financiadas com recursos obtidos junto aos organismos internacionais e através de Parcerias Público-Privadas. A execução é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Desta forma, o Banco Mundial já autorizou o empréstimo de R$ 1 bilhão, a Comissão Andina de Financiamento (CAF) vai financiar R$ 500 milhões e o DER espera levantar mais R$ 1,3 bilhão com as PPPs para realizar obras consideradas essenciais ao desenvolvimento econômico específico de cada área do estado, desde o turismo até o escoamento da produção agropecuária e industrial.

A tecnologia do asfalto-borracha será aplicada nas obras após a experiência pioneira na pavimentação dos 36 quilômetros da RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu). O produto obtido com a adição de 20% do pó de borracha ao cimento asfáltico de petróleo, base da pavimentação tradicional, é de melhor consistência e durabilidade.

Outra vantagem é que gera menos desgaste dos pneus, permitindo uma rodagem mais silenciosa. Vale destacar também a economia do material asfáltico com a diminuição da massa de pavimentação de cinco para 2,5 centímetros.

Autor: Douglas Chaves
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