Interessados devem procurar a secretaria no horto municipal
“Adote uma Árvore" esse é nome do projeto que esta levando mais cor, perfume e mudando o cenário bucólico nas vias públicas em Conceição de Macabu. Coordenado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a ação já distribuiu mais de 15 mil mudas em toda cidade. São árvores nativas e frutíferas. Somente nesses três primeiros meses, foram disponibilizadas cerca de 700 mudas de várias espécies como flamboyanzinho, popularmente conhecida por flor-de-pavão, quaresmeira, oiti e malaleuca, que são árvores de pequeno porte, próprias para serem plantadas nas ruas e praças da cidade, respeitando as normas de segurança.
“Além de embelezar a cidade, o projeto tem o objetivo de retirar das ruas, praças e espaços públicos ás árvores que fornecerem algum tipo de risco para os moradores da cidade", relatou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luiz Otávio – Tato. Inicialmente, o plantio deve ser feito no período de chuva, o que aumenta o crescimento da muda. Até o momento, cerca de 200 mudas foram plantadas no Centro da cidade, e nos bairros o procedimento acontece da mesma forma.
O projeto busca despertar uma consciência geral a favor do meio ambiente. “Ele visa preservar a fauna e a flora usando uma idéia que funciona de forma muito simples, mas que proporciona fantásticos benefícios para aqueles que dela participam, além de ser uma iniciativa pioneira na preservação das matas ciliares, que consiste em estimular instituições e a população em geral a adotar árvores e assim auxiliar na preservação da biodiversidade da região”, disse.
“Por ser localizada entre morros, Conceição de Macabu acaba sendo um local quente. Com esse projeto buscamos levar mais ar puro e conseqüentemente uma área mais fresca a população”, acredita. Atualmente as áreas de preservação na cidade têm suas árvores protegidas do desmatamento, o que diretamente influencia na preservação das espécies que habitam a floresta.
O “Adote uma árvore”, tem como objetivos gerais, a manutenção da flora em seu estado nativo, conservando-a e a enriquecendo com o plantio de novas espécies, pesquisando-a para melhor conhecê-la, e utilizando, em benefício da sociedade, presente e futura, todos os benefícios de sua rica biota. “Como objetivos específicos podemos citar que o projeto mantém uma reserva florestal, em seu estado nativo e tantos outros benefícios”, disse.
Para levar uma muda para casa, sítio, chácara ou fazenda, o interessado precisa antes realizar um cadastro na secretaria. “É muito fácil, basta comparecer ao horto municipal no bairro da Vila São José, ver a muda disponível, realizar o cadastro e levar uma para casa, ou ligar (22) 2779-2911”, completou.
Por Douglas Smmithy
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!