REGIÃO
Energia elétrica deficiente causa pane na transmissão de TV
Ontem (19), no iní cio da noite, o sinal de transmissão das TVs em Casimiro de Abreu sofreu uma pane.
Por instabilidade no fornecimento de energia elétrica, os equipamentos projetados para operarem numa tensão de 127 v, estavam recebendo uma corrente que chegava apenas a 80 v, o que fez com que os equipamentos não conseguissem retransmitir o sinal.
Contatado durante a noite, o gerente de Relações Institucionais da operadora responsável acionou o Departamento de Operações. A emergência foi resolvida, porém é cada vez mais evidente que a qualidade do fornecimento de energia elétrica precisa ser adequada à atual demanda, opinião de empresários e moradores.
A Prefeitura e a Câmara Municipal esperam os ofícios encaminhados sejam atendidos e a operadora responsável pelo fornecimento de energia elétrica agilize uma solução definitiva.
Prefeitura cobra soluções para picos de energia no município
O Governo Municipal está cobrando providências para que seja solucionado o problema de picos de energia em Casimiro de Abreu.
Há anos a população sofre com as quedas, que durante os últimos dias danificou equipamentos de residências, estabelecimentos comerciais e públicos. A proposta dos Poderes Executivo e Legislativo é a implantação de uma subestação no município, já que toda a energia, distribuída por uma concessionária, advém de Rocha Leão e Silva Jardim.
Os prejuízos já começam a afetar a saúde da população. De acordo com o diretor geral do Hospital Municipal de Casimiro de Abreu, Adriano Lima, os picos de energia ocorridos ao longo da semana que se passou ocasionaram problema no gerador da unidade de Saúde. Por conta disto, um outro teve que ser conseguido às pressas. Ainda assim, segundo o médico, cirurgias eletivas tiveram que ser remarcadas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, João Medeiros, informou que foram feitas duas audiências para cobrar da concessionária soluções para o problema. A Câmara Legislativa também tem enviado constantemente ofícios à empresa para que agilize a construção de uma subestação.
Um comerciante do Centro da cidade teve a máquina de fazer sorvete queimada no dia 11. O prejuízo foi de R$2,5 mil e o equipamento teve que ser levado para São Paulo para ser consertado.
Um dos maiores comerciantes de Casimiro de Abreu já investiu cerca de R$ 200 mil na compra de dois geradores e já está providenciando um terceiro. Os prejuízos no decorrer dos anos foram tantos que teve que arcar com o ônus da compra desses geradores para garantir energia para seu estabelecimento e a satisfação dos clientes.
Reunião com representantes dos times de beach soccer é nesta quarta
No próximo dia 20, quarta, haverá uma reunião com representantes dos times amadores, veteranos, igrejas e sub -17.
O evento será no Ginásio Poliesportivo de Barra de São João, com início previsto para as 19h. O objetivo do encontro é organizar o Campeonato de Beach Soccer , que fará parte do Projeto Verão 2010.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Secretaria de Esporte e Lazer .O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prática de uma atividade física e também de proporcionar uma forma saudável de ocupar o tempo livre, já que este é um período de férias escolares e muitos pais aproveitam para tirar férias também.As atividades acontecem todos os dias e se dirigem à pessoas de todas as idades.
O programa conta com aulas, apresentações dos mais variados esportes, jogos, torneios, ginástica e recreação infantil. O Projeto Verão 2010 acontece até 7 de fevereiro. A programação completa está em um link no próprio site.( www.casimiro.rj.gov.br).
Casimiro de Abreu terá representante na Conferência Nacional de Educação
O professor de História afirma que o modelo privado está penetrando na escola pública.
Depois de ter um professor eleito para representar a classe docente de seis municípios da região, Casimiro de Abreu também será representado durante a Conferência Nacional de Educação, prevista para acontecer em março. O historiador Paulo Sérgio Mendes, que é docente no Colégio Estadual Casimiro de Abreu, será o representante dos trabalhadores da educação básica pública do Pólo 6 (Casimiro de Abreu, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras e Quissamã) do Estado do Rio de Janeiro. A Conferência Nacional da Educação (CONAE), precedida por conferências municipais, intermunicipais e estaduais, terá a participação da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, alunos, profissionais da educação e responsáveis de estudantes. O objetivo é a discussão pela melhoria da qualidade da educação brasileira, a partir do tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação (PNE 2011-2020).
Em Brasília, o professor representante dos trabalhadores da educação básica pública defenderá “uma escola pública de qualidade, com condições de trabalho e salariais dignas; o financiamento público exclusivo para a educação pública; o fim dos recursos públicos para o setor privado e; a eliminação de uma concepção mercadológica que vem minando a educação pública”. Sobre isto, Paulo acredita que, gradativamente, o Estado está deixando o setor privado controlar a educação pública. “O que é propagado é que a educação pública não presta. Desta forma, há um incentivo aos pais para se esforçarem e colocarem os filhos em escolas particulares”, declara fazendo uma comparação ao sistema de saúde, “que migra do público para o privado, com a criação de planos de saúde”.
O professor de História afirma que o modelo privado está penetrando na escola pública. Para ele, conceitos mercadológicos tais como demanda, oferta, clientela, gestão, custo, entre outros, estão “penetrando” nas escolas públicas. “O setor público não necessariamente está sendo privatizado, mas está sujeito a ser dominado, pois os conceitos mercadológicos estão sendo familiarizados na instituição”, afirmou.
A Conferência Nacional de Educação terá por base seis eixos: I. O Papel do Estado na Garantia à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; II. Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III. Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V. Financiamento da Educação e Controle Social e VI. Justiça Social e Trabalho, Diversidade e Igualdade.
Subsecretaria de Acervo e Patrimônio homenageia Zé Mengão
Foram 40 anos de resistência cultural.
A Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) de Macaé conferiu a José Vieira Rangel, o popular Zé Mengão, placa em homenagem aos 40 anos do bar Zé Mengão, que no próximo sábado (23) fechará definitivamente suas portas. Na placa, encontra-se a seguinte mensagem: “Pelos serviços prestados ao município, como testemunha ímpar da vida política, social, econômica e cultural de Macaé. Foram 40 anos de resistência cultural. Obrigado”.
Para o subsecretário da Semaph e professor de História, Ricardo Meirelles, ficam as indagações. Quantas pessoas importantes passaram pelo Bar Zé Mengão, ao longo de quatro décadas – intelectuais, políticos, estudantes, jovens e trabalhadores? Quantas conversas Zé Mengão ouviu que resultaram em coisas positivas para Macaé?
Como respostas, Meirelles cita o fato de que Zé Mengão é uma lenda viva da cidade porque foi na uma testemunha ocular da história desde quando Macaé era chamada carinhosamente de Princesinha do Atlântico.
- Foram muitos encontros, desencontros, reencontros, acordos e até mesmo desavenças que ele pôde conhecer, além de temas e assuntos que dizem respeito às ordens econômica, social, cultural e principalmente política de Macaé – justifica o subsecretário.
Ele conta também que as pessoas, ao irem tomar um cafezinho no Zé Mengão, discutiam a realidade social macaense, uma vez que o espaço desse bar era ocupado por pretendentes a cargos políticos, como vereadores, prefeitos e deputados.
- Na verdade, o Bar Zé Mengão foi um reflexo da voz popular, em sentido mais amplo e mais abrangente – relata o professor de História, acrescentando que o ex-vice-prefeito e deputado, além de radialista, Iltamir Abreu, comentou que estava navegando nas gôndolas dos canais da cidade italiana de Veneza, acompanhado de sua esposa, quando exclamou: “o que eu queria mesmo era estar em Macaé, bebendo cafezinho no Zé Mengão”. Isso ocorreu na década de 90.
Secretários municipais ouvem reivindicações da comunidade de Glicério
Os secretários de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, e de Turismo, Rosalvo Júnior, estiveram na serra macaense nesta terça-feira (19), para ouvir as reivindicações comunitárias.
A reunião, que aconteceu no auditório da Unidade de Saúde de Glicério, teve como pauta principal a degradação ambiental que está ocorrendo na cachoeira da Ciriaca e em outros pontos turísticos daquele distrito.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!