| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO

Começa campanha itinerante de vacinação anti-rábica em Macaé

Objetivo é vacinar um maior número de animais no município
Começou nesta segunda-feira (13), em Macaé, uma campanha itinerante de vacinação anti-rábica em cães e gatos. A campanha nacional da vacinação acontece este ano no dia 03 de outubro, quando será disponibilizada em diversos bairros da cidade. A pré-campanha, que vai até o dia 12 de setembro, é uma antecipação com objetivo de vacinar um maior número de animais no município.
Esse trabalho é realizado na cidade há sete anos porque a campanha estadual só dura um dia, período insuficiente para imunizar os 21.000 cães e gatos do município. Em dois meses, a previsão é vacinar, pelo menos, 90% dessa população. Para isso, cinco agentes de saúde estão visitando dois bairros por dia e ficam nesses locais das 9h às 16h30. A vacina é de graça e deve ser aplicada uma vez por ano.
A raiva é uma doença grave causada pelo vírus rábico, que pode atacar inclusive o homem. Sendo transmitido por agressões de animais portadores do vírus, na maioria das vezes por mordida de cães e gatos que são os principais transmissores da doença.
Orla de Imbetiba recebe reurbanização
Iniciadas há cerca de dois meses, as obras de reurbanização da orla de Imbetiba continuam em andamento.
A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Serviços Públicos, secretaria do Meio Ambiente e da Empresa Municipal Obras Públicas e Iluminação (Emopi), está reestruturando o local, dando uma nova vida ao bairro. A obra contempla espaços de lazer com segurança, paisagismo e calçamento.
Nos últimos dias, foram instalados dois chuveirões com tablados, para os banhistas. No calçadão da orla, próximo o Hotel Macaé Othon, foi construída uma passagem para dar acessos aos deficientes físicos à areia da praia. A praça central do bairro está sendo reformada: terá mesas de jogos, bancos, jardins, rampas e paisagismos. Além disso, o calçadão recebe nova estrutura de pisos e decoração. A ciclovia sofre reformas e contará com melhorias para caminhadas, corridas e área de passeios, que inicia desde na sede da Petrobras e vai até o Forte Marechal Hermes. Em toda a orla, as árvores recebem estacas em volta de madeiras ecologicamente corretas – em volta das árvores será plantada grama. Segundo o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, revitalizar a orla de Imbetiba, visa resgatar a beleza do bairro, um dos mais valorizados da cidade. “Toda a estrutura está sendo feita dentro das leis de acessibilidade, com rampas, de modo a garantir para toda a população o acesso fácil e seguro à nova área de lazer ”, afirmou o secretário. Ele ressalta ainda que o bairro é um dos cartões postais da cidade. “O público da terceira idade é freqüentador assíduo: pela manhã todos necessitam de praticar exercícios físicos numa estrutura adequada”, lembrou George. Além de todas as reformas e revitalização, Imbetiba ganha mais iluminação para a segurança da população e turistas que freqüentam a orla diariamente. A obra inclui também a construção de um muro de contenção na praia, dando mais segurança aos freqüentadores.
TSU dá inicio a cadastro e recadastro de alunos
Começa nesta quarta-feira (15), o cadastramento e o recadastramento do programa de Transporte Social Universitário (TSU).
Os alunos devem entrar no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/tsu), preencher o formulário de pré-cadastro e levar ao protocolo geral toda a documentação exigida. Os estudantes devem entregar os documentos até o próximo dia 31.
A documentação exigida é: uma foto 3 x 4, e cópias de RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência (servindo apenas contas de consumo: luz ou água em nome próprio ou dos pais), comprovante de renda familiar (contra- cheque ou declaração de imposto de renda), comprovante de vínculo com o município de Macaé nos últimos dois anos (podendo ser histórico escolar, contrato de trabalho ou IPTU em nome próprio ou dos pais) e comprovante de declaração de matrícula assinada pela instituição. O recadastro também poderá ser feito nos pontos de embarque de ônibus com a cópia do boleto da faculdade pago, ou a declaração em mãos nos dias programados. Para dinamizar o cadastro dos setores 7 (serra) e 11 (Sana) nos pontos, a coordenação do TSU conta com o apoio dos fiscais. O TSU atende de segunda- feira a sexta- feira na Galeria Macaé Fashion, sala 106, primeiro andar. O telefone de contato é 2762- 1796.
Programa Nova Vida: contagem regressiva para os seus 18 anos
Incluir, promover e capacitar o jovem aprendiz são algumas das metas do Programa Nova Vida, da prefeitura de Macaé, desenvolvido por meio da secretaria de Assistente Social e da subsecretaria de Infância e Juventude. O programa comemora o seu aniversário de 18 anos no próximo dia 20, no Teatro Municipal de Macaé, às 14h. “Maioridade” é o tema da festa.
O Nova Vida é um programa de referência e respeito na cidade, que busca promover e capacitar o jovem aprendiz de 14 e 17 anos para inserção no mercado de trabalho, comentou o secretário da Assistência Social, Júlio César Barros. Ele ressalta que a missão do programa é treinar o jovem com a carga horária de quatro horas diárias , oferecer a qualificação profissional e ajudar a desenvolver a cidadania. Os jovens trabalham em órgãos ligados à prefeitura, como secretarias, escolas, entre outros, com a visão de terem responsabilidade profissional. A jovem Camille Torezani, de 15 anos, é uma das assistidas pelo programa. Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, ela trabalha no setor administrativo da Subsecretaria de Comunicação Social, e está muito feliz com a oportunidade. “Espero sair do programa já capacitada e incluída no mercado de trabalho. Quero fazer faculdade de Medicina e ser bem sucedida. Meu sonho é ser pediatra”, comentou. Segundo a coordenadora do Programa Nova Vida, Marília Nunes, no decorrer desses anos, o projeto qualificou mais de mil adolescentes de famílias de baixa renda. A novidade para esta comemoração é o alcance social que obtemos. Vamos apresentar o Programa Macaé Criança Cidadã (PMCC), parceria com o Forte Marechal Hermes, um programa após a maioridade do adolescente, disse a coordenadora. Neste projeto, os adolescentes participam no Forte de aulas de informática, aprendem a fazer pães, além de contar com reforço escolar. A programação de aniversário contará com palestras e debates sobre pedofilia, violência contra mulher e idosos, alcoolismo e portadores de sensibilidade, situações que circulam diariamente na sociedade.
Mais oito secretarias integram o Ofício Digital
Dando continuidade ao projeto de informatização dos serviços e atividades da prefeitura, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia entrou na segunda fase do programa Ofício Digital.
O software, que visa tornar digital toda a comunicação interna da prefeitura, passa a ser utilizado esta semana por mais oito secretarias. O objetivo é reduzir a utilização de papel pela administração pública, além de automatizar o processo de comunicação interna, agilizando a comunicação entre os setores.
Durante o treinamento, realizado na semana passada, com representantes das secretarias de Administração; de Turismo, Esporte e Lazer; de Cultura; de Meio Ambiente e Urbanismo; de Governo, além da Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil e da Controladoria Geral do Município, os servidores puderam aprender a mexer no programa. “Nossa principal preocupação ao desenvolver este sistema foi a simplicidade e a facilidade. A idéia é que todos conseguissem utilizar sem dificuldades”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia. A partir do novo sistema, todos os ofícios (impressos e digitais) passam a ser redigidos e enviados via Ofício Digital. “Este projeto foi iniciado por Rômulo Campos no ano passado, e hoje estamos implantando. Até agosto o restante da administração municipal será treinado”, explicou. Cada secretário deverá indicar dois ou mais operadores para o Sistema de Oficio Digital. Os ofícios passarão a ser criados e enviados via sistema aos setores que fazem parte do projeto piloto. As secretarias que ainda não estão participando do projeto piloto irão receber os ofícios impressos e continuarão realizando os seus procedimentos de criação de forma convencional. “Não existirão mais diferenças entre ofícios e memorandos. Os ofícios ficarão arquivados no servidor. Além disso, cada vez que um subsecretário enviar um documento, o secretário da pasta receberá uma cópia”, disse. O Projeto Ofício Digital propõe criar formulários padrões para os documentos oficiais de comunicação entre as Secretarias, tais como: Ofícios e Memorandos, mudando a forma atual de encaminhamento aos destinatários, que hoje, é via papel, utilizando-se de Office boy para a entrega. O projeto contempla a capacitação dos funcionários das secretarias no novo processo e na melhor utilização dos recursos de informática, bem como a capacitação e readaptação dos Offices Boys à nova atividade. Para garantir a agilidade no envio dos documentos, está sendo aumentado o link de internet da prefeitura de 10 MB para 60 MB. A próxima fase do projeto será a implantação do novo sistema de protocolo que será integrado ao Ofício Digital.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!