Ex-prefeito do Rio, Cesar Maia é condenado por improbidade | Rio das Ostras Jornal

Ex-prefeito do Rio, Cesar Maia é condenado por improbidade

Cesar Maia em seu gabinete na Câmara de Vereadores do Rio
(Foto: Priscilla Souza/G1)
Decisão pode suspender direitos políticos por 5 anos; vereador vai recorrer. Processo denuncia contratação de escritório de advocacia sem licitação.
A Justiça do Rio condenou o ex-prefeito e atual vereador do Rio, Cesar Maia (DEM), por improbidade administrativa. A ação foi movida pela 1ª Procuradoria de Justiça da Tutela Coletiva do Ministério Público do Rio. O julgamento aconteceu na última quinta-feira (25) e a defesa do político já afirmou que "serão interpostos recursos especial e extraordinário".
O processo, segundo o MP, denuncia a contratação de um escritório de advocacia chefiado por um cunhado do ex-prefeito. O contrato teria sido firmado sem licitação e com verba pública. De acordo com a decisão, Maia pode perder os direitos políticos por 5 anos e a função de vereador.
Ele ainda vai recorrer ao STJ, mas também pode ter que pagar multa civil de R$ 34.375. Em nota, o advogado de defesa José Roberto Sampaio afirma que a decisão "não acarreta a cassação do mandato". Segundo ele, a condenação só implica a perda de função após a o trânsito em julgado da sentença.
Ainda de acordo com o MP, o escritório Saboya Advogados Associados, que era chefiado por Paulo Saboya, foi contratado justamente para uma outra ação de improbidade administrativa também por contratação sem licitação entre a Riotur e a Liesa para a promoção do carnaval carioca.

Sampaio afirma ainda que há jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça pela dispensa de licitação para a contratação de escritórios de advocacia por políticos. O advogado garante ainda que não há impedimento para a candidatura de Maia à reeleição.
Do G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE