Câmara vota contra instalação da CPI para investigar o Prefeito Sabino | Rio das Ostras Jornal

Câmara vota contra instalação da CPI para investigar o Prefeito Sabino

O vereador NINI, presidente da casa e fiel amigo do Prefeito Sabino,
 surpreendeu seus pares achando uma brecha na Lei Federal.
(Fotos: Angel Morote /Divulgação / Rio das Ostras Jornal)
Vereadores contrários aproveitaram brecha em Lei Federal.
Os vereadores da Câmara Municipal de Rio das Ostras votaram contra a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta do Prefeito Alcebíades Sabino dos Santos (PSDB). A reunião aconteceu na última terça-feira (23), após o juiz da 2ª Vara da Comarca determinar a implantação da CPI com o objetivo de colocar em pauta, ou mais claro, “desengavetar”, e investigar os vários supostos crimes cometido pelo prefeito no transcurso de sua atual gestão.
Após a leitura do processo para avaliar o pedido da CPI, o vereador NINI, presidente da casa e fiel amigo do Prefeito Sabino, surpreendeu seus pares achando uma brecha na Lei Federal, na qual os vereadores da oposição que assinaram a petição não poderiam votar a favor da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, pois a lei faculta esse direito amparado pelo DECRETO-LEI Nº 201/67.
De acordo com o Art. 5º, o processo de cassação do mandato do Prefeito pela Câmara, por infrações definidas no artigo anterior, obedecerá ao seguinte rito, se outro não for estabelecido pela legislação do Estado respectivo:
I - A denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas. Se o denunciante for Vereador, ficará impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão processante, podendo, todavia, praticar todos os atos de acusação.
Assim, os sete vereadores denunciantes, Deucimar Talon, Carlos Afonso, Alan do Sacolão, Alex Amarrado, Marcelino da Farmácia,  Robinho e o vereador Ademir, ficaram impedidos de votar a favor da instalação da CPI.
Já os votos contrários à instalação da comissão foram dos vereadores Alzenir Pereira Melo – NINI, Aluísio Viana, Vanderlan da Hora, Elói Dutra e o vereador Misaías.
Nenhum dos vereadores que votaram contra o requerimento se manifestou. Já os que foram favoráveis também não comentaram o resultado, acatando a decisão no plenário da Câmara.
Pedido da CPI

O pedido da CPI do impeachment do Sabino foi solicitado à mesa diretora no plenário da Câmara por mais de 70 dias, onde ficou engavetado pelo presidente da câmara. Os vereadores da oposição procuraram a justiça para conseguir a instalação da CPI por meio de um Mandado de Segurança, Processo nº 0005871.40.2016.8.19.0068. Na manhã do dia 10 de agosto, uma quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras, vereador Alzenir Pereira Melo (PTN), o NINI, tomou um susto do judiciário, sendo  notificado pela justiça a instalar a CPI do impeachment do Prefeito Sabino.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE