Faltam vagas de estacionamentos para deficientes em Rio das OstrasVagas especial de estacionamento | Rio das Ostras Jornal

Faltam vagas de estacionamentos para deficientes em Rio das OstrasVagas especial de estacionamento

 Usuários reclamam do descaso.
Rio das Ostras anda na contramão quando se refere a estacionamentos especiais no centro da cidade e nas ruas adjacentes. Achar uma vaga para estacionar na via publica é crucial para o cidadão, mas imagine para quem sofre com dificuldade de locomoção, é portador de deficiência física (leia-se cadeirante), ou idoso. 
Estacionar o carro em qualquer lugar de nossa cidade é hoje uma “mão de obra” que deixa o cidadão com a paciência esgotada. O desafio se tornou ainda maior devido ao aumento da população e principalmente de veículos nas ruas. Por isso os “espertos” e “aproveitadores” de plantão usam as vagas especiais reservadas para deficientes físicos e idosos. A população que tem esse direito é ignorada pela Mobilidade Urbana do Município em garantir o direito a vaga especial. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem uma População estimada em mais de 127 mil habitantes, 29.095 carros, 8.800 motos.
O Rio das Ostras Jornal volta a tocar no assunto mais uma vez, pois por onde andamos é possível flagrar as irregularidade nas vagas reservadas.
Ao longo da Rodovia Amaral Peixoto, (aproximadamente 3 km, sentido Barra de São João), Rio das Ostras conta com 10 únicas vagas, duas vagas na prefeitura, duas vagas no Banco do Brasil do Mariléia, sendo que a placa da vaga reservada para cadeirantes/deficientes foi arrancada pelos vândalos e não foi colocada outra no lugar.
No centro da cidade, na esquina do Banco do Brasil (Amaral Peixoto e Av. Novo Rio das Ostras), existia 1 vaga reservada para deficientes, no entanto a placa de identificação caiu e a tinta azul está sem cor pela falta de manutenção há quase 2 anos, e até hoje nada foi feito para repor a placa e fazer valer o direito. As vagas no Shopping e em frente ao Posto Ipiranga estão reservadas, por enquanto.
Já as vagas especiais em frente ao Banco Itaú foram retiradas pela Mobilidade Urbana para criar um ponto de ônibus. Sobrando nesse trecho uma única vaga na Igreja Católica. Na altura do Fórum existem 4 vagas reservadas, as vezes isoladas por cones da Guarda Municipal. No sentido Macaé existe uma vaga reservada próximo à Igreja Vitória em Cristo.

Vagas especiaNossa reportagem flagrou veículos sem cartão ou adesivo, que indica que o motorista tem algum tipo de deficiência, estacionados nas vagas do Shopping e da Igreja Católica, mas não avistamos algum Guarda por perto para tomar as devidas providências. Além de ser infração grave, o motorista pode ter o carro levado pelo guincho.
Para o pedreiro Manoel Ferraz, de 40 anos, a população não tem consciência do que é uma pessoa com mobilidade reduzida, deficiente ou idoso. "Acho que se trata de falta de respeito e consciência da pessoa, mas os órgãos públicos podem e devem coibir esse tipo de infração, para que os espertinhos de plantão pensem duas vezes antes de fazer novamente", afirma.
Já para o empresário Roberto dos Santos Souza, que é cadeirante, o motorista sem vergonha adora estacionar em local proibido. “O rapidinho popular é brincadeira para eles ou elas. Não se importam com nada e estacionam em qualquer lugar. Além disso, para eu sair da minha vaga especial as vezes tenho que pedir ajuda porque deixam obstáculos como bicicletas e não consigo abrir a porta para descer com minha cadeira”, “ A prefeitura deve de fiscalizar com mais rigor, deve de fazer a manutenção dessas vagas porque é muito importante para nós, não estamos pedindo um favor, e sim um direito garantido por Lei”, comenta.
O Rio das Ostras Jornal, numa reportagem anterior, solicitou ao Secretário da Guarda Municipal, Paulo Cesar, e ao recém empossado Secretário de Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira, para que fizessem cumprir o que está na legislação de trânsito. Ambos disseram que colocariam as placas nas respectivas vagas especiais assim que o setor as comprasse, pois não tinham placas para reposição.
Até o fechamento da nossa edição, a assessoria de comunicação da prefeitura não retornou a ligação, nem mesmo a mensagem encaminhada via e-mail.

Enquanto as vagas reservadas para os taxistas são preenchidas pela cidade em uma proporção desigual, as vagas especiais para deficientes e idosos, não são garantidas por Lei pela SECTRAN, mesmo a reportagem mostrando as irregularidades.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE