Cultura da banana é a principal fonte de renda de agricultores em Saquarema | Rio das Ostras Jornal

Cultura da banana é a principal fonte de renda de agricultores em Saquarema

A cultivo da fruta se tornou a principal fonte de renda de muitos produtores.

A banana é a principal lavoura em Saquarema. A cultura ocupa 600 hectares sendo produzida por mais de duzentos produtores rurais e gera uma receita anual bruta de mais de dois milhões de reais. Grande parte das plantações encontra-se nas serras do município, embora as áreas plantadas mais tecnificadas e, consequentemente, com maiores produtividades são encontradas nas áreas de Rio mole, Rio Seco, Tinguí entre outras. 

A maioria dos agricultores de Saquarema são familiares, que dependem economicamente da produção desta e de outras lavouras. Muitos comercializam seu produto em feiras livres do município e de cidades vizinhas. Não é atoa que cidade, segundo informações da EMATER, possui o maior número de projetos de crédito do PRONAF para a lavoura de banana no estado do Rio de Janeiro.

A fruta também está presente na merenda escolar municipal. O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, é atendido pelos produtores locais em convênio com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a de Agricultura, pesca e Abastecimento. 

Os agricultores recebem orientação técnica da EMATER, além do apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que atuam em parceria no atendimento dos agricultores, através de programas de assistência técnica, fornecimento de serviços de máquinas, melhoria e manutenção de estradas vicinais e divulgação da importância da atividade junto à sociedade. 

Um dos programas implantados é o Rio Rural, em parceria com a Secretaria de Estado do Rio, Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que vem apoiando a produção com a sustentabilidade em duas importantes áreas de produção agrícolas de Saquarema: as microbacias do Rio Roncador e do Rio Jundiá.

Não obstante os cultivos como coco, citros e aipim, também presentes em nossas propriedades rurais, a bananicultura é a principal fonte geradora de renda do nosso meio rural. Infelizmente, devido principalmente a fatores climáticos, a produção da fruta tem sofrido fortes quedas. Porém, a EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura tem dado apoio ao setor, com ações para tentar reverter o problema. As instalações de bebedouros, de açudes, poços, manutenção de estradas e renegociação de débitos são algumas delas.

Espera-se que, com estas atitudes, a queda seja amenizada e quando as chuvas se normalizarem, as lavouras de bananas possam recuperar sua produção original e garantam o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores e suas famílias.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Muito boa matéria! Sou Richard, trabalho com promoção e construção de mercados para a agricultura familiar. Estou auxiliando uma associação agroecologicas de Florestal, MG; a estruturar um Caderno descritivo dos produtos que produzem. Um dos produtos eles chamam de "banana saquarema"; no entanto,pesquisei e não encontrei nenhum descritivo dessa banana. Vcs poderiam me auxiliar, ou indicar quem poderia?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE