Eleições 2014: Conheça possíveis candidatos da cidade a uma vaga na ALERJ | Rio das Ostras Jornal

Eleições 2014: Conheça possíveis candidatos da cidade a uma vaga na ALERJ

Candidatos de Rio das Ostras estão na disputa por apoio e alianças.

As eleições 2014 estão chegando e os bastidores da política riostrense já se articulam com os prováveis candidatos a uma vaga para Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, como também as alianças para a Câmara Federal.

Rio das Ostras era antigamente tida como uma aldeia de pescadores e pacata, mas seu crescimento econômico e populacional nos últimos anos, tem colocado em evidência o município. Politicamente a cidade tem crescido a nível nacional pela responsabilidade do nosso atual prefeito Alcebíades Sabino, então eleito por duas oportunidades para deputado estadual.

O prefeito Sabino colocou o nome da pacata Rio das Ostras em evidência e está sendo cortejados por seu apoio pelo ex-colegas parlamentares, mas já deu claros sinais que seu candidato será da cidade e agora terá a difícil tarefa de apoiar o candidato da sua base aliada à uma cadeira na ALERJ. Por enquanto os prováveis candidatos do prefeito são:

Gelson Apicelo (PDT) – Em 2012, nas eleições municipais, Gelson e Sabino foram eleitos por mais de 70% dos votos válidos. É seu vice-prefeito e secretário de serviços públicos, tem se destacado a frente da vice-prefeitura articulando e apoiando decisões em conjunto com o prefeito Sabino em todas as áreas. Gelson Apicelo tem 65 anos, nascido em Carapebus, mora na cidade há 58 anos. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais por quase 20 anos. Procurado pelos lideres riostrenses por seu carisma e humildade, Gelson é tido como um homem do campo de fácil entrosamento. É reconhecido pela mídia pelo seu trabalho incansável à frente da pasta da secretaria de serviços públicos, onde exerce a responsabilidade junto de sua equipe de manter conservados calçadas, pistas de asfalto e paralelepípedos, esgotos, parques, jardins, iluminação, pintura, dentre outros. Gelson é conhecedor dos problemas da cidade, sendo peça fundamental no governo Sabino, que  o reconhece publicamente, visto que ambos se encontram alinhados por um ideal em beneficio da população.

Virgílio Lagrimante (PPL) - É sindicalista, 60 anos, mineiro de Juiz de Fora. Foi candidato  à prefeito de Rio das Ostras em 1991. Recebeu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, das mãos do prefeito Sabino na época deputado, a Moção de Congratulações e Aplausos por contribuir no desenvolvimento do município de Rio das Ostras. Atualmente é Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras.

Aluísio Viana (PSC) – É Empresário, natural de Campos dos Goytacazes, 53 anos. O vereador foi eleito com 959 votos. Atualmente exerce o cargo de vice-presidente da Câmara e é líder do governo Sabino na casa legislativa.

Alberto Moreira Jorge (PSD) – É conhecido como Betinho, nasceu em Casimiro de Abreu, 50 anos, faz parte da base de sustentação do prefeito, foi eleito vereador pelo terceiro mandato com 1.408 votos. Atualmente é Secretário de Esporte e Lazer, mesma função que exerceu no primeiro mandato do governo Sabino.

Adversários diretos

José Guimarães Salvador (PR) - Zezinho Salvador, como é conhecido popularmente é presidente do PR local, empresário, 43 anos, natural de Macaé. Concorreu à cadeira de prefeito nas últimas eleições em Rio das Ostras pelo PSDC, sendo na ocasião derrotado por Sabino. Zezinho obteve 10.947 votos. Em outra oportunidade foi candidato a vereador sem sucesso. Zezinho Salvador vem com o apoio do candidato a governador Antony Garotinho, conforme apresentado na convecção do PR.

Carlos Augusto Balthazar (PSL) – Nasceu em Campos dos Goytacazes, 52 anos, comerciante. Foi presidente da Câmara por três oportunidades, eleito prefeito de Rio das Ostras em 2004 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), por dois mandatos consecutivos. Deixou a prefeitura em 2012. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o ex-prefeito por abuso de poder econômico durante a campanha para prefeito em 2008, na ocasião o então presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Afonso, assumiu o cargo por 24 horas. A cassação dele e do vice, Benedito Wilton de Morais, foi dada em dia 22 de junho de 2009. Na ocasião, o tribunal decidiu que ambos deveriam ficar no cargo "apenas até o julgamento dos embargos de declaração [recurso]". Uma decisão do TSE o conduziu de volta à prefeitura, concluindo o seu mandato através de uma liminar. O ex-prefeito de Rio das Ostras responde ainda a outro processo de cassação e continua, segundo a decisão da justiça, inelegível até o ano de 2021. Em declarações á imprensa, Carlos Augusto confirma que é candidato a uma vaga na Alerj. Em 30 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou o recurso de declaração interposto contra a sentença que o impede de se candidatar até o ano de 2021.

Numa administração conturbada no último ano de mandato (2012), Carlos Augusto também foi duramente criticado pela instalação de 4 novas secretarias, o aumento de 100% de incorporação salarial para sua irmã, Edilane Carvalho Balthazar Lessa, tornando-a, na época, a professora de 1ª a 4ª série mais bem paga do Brasil, ganhando R$ 13.750,00, com direito a reajuste.

No decorrer do ano muito nomes irão se confirmar, mas a campanha mediática pelos votos em Rio das Ostras já começou.

Confira as datas das Eleições de 2014. O 1º turno ocorre no dia 5 de outubro de 2014 e o 2º turno será no dia 26 de outubro de 2014.
Calendário Eleitoral

- 1° de janeiro de 2014: a partir desta data, os institutos de pesquisa ficaram obrigados a registrar suas pesquisas;
- 10 à 30 junho de 2014: devem ser realizadas as convenções para a escolha dos candidatos;
- 5 de julho de 2014: data limite para os registros dos candidatos, pelos partidos ou coligações;
- 6 de julho 2014: passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral;
- 5 de outubro 2014: primeiro turno;
- 26 de outubro 2014: segundo turno.


As eleições de 2014 são para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE