segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Agendamentos para serviços do Detran só poderão ser feitos pela internet

Posto do Detran em Rio das Ostras fica no Centro de
Cidadania, no bairro Âncora.

O atendimento por telefone está suspenso.
Há indícios de fraudes e desvio de dinheiro público.

A partir de agora os agendamentos para serviços do Detran só poderão ser feitos pela internet. O atendimento por telefone está suspenso, há indícios de fraudes e desperdício de dinheiro público no contrato entre Detran e a empresa que fazia os agendamentos.

A empresa responsável pelo teleatendimento era a Criativa. Desde 2004, ela já recebeu mais de R$ 120 milhões, segundo o Tribunal de Contas do Estado. Além do agendamento, o contrato com a firma previa a criação de programas de computador específicos para o call-center, que deveriam ser atualizados, mas isso não foi feito, de acordo com um relatório de 2010 do TCE.

Mesmo assim, o Detran pagou pelo serviço não prestado, o que para o tribunal representa "dano aos cofres públicos". O TCE encontrou também indícios de fraude. Na época de renovação do contrato, a Criativa e outras empresas do ramo tinham que apresentar propostas de preço, para que o Detran pudesse escolher o melhor valor, mas para o TCE, algumas dessas propostas tinham "adulterações grosseiras". Orçamentos antigos foram adulterados para simular novas cotações. O Detran afirma que investigou o caso.

A Criativa pode ter que devolver o dinheiro ganho a mais. De acordo com o Detran, uma licitação para a contratação de uma nova empresa está em andamento e, possivelmente, em dez dias o serviço estará em operação. O site do Detran foi reforçado para dar conta da demanda. A empresa Criativa disse que cabe ao Detran responder ao Tribunal de Contas do Estado.
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