| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Negociação para manter Petrobras Distribuidora em Macaé continua

Navega contou que uma nova reunião foi agendada com o presidente da BR Distribuidora

A mobilização de representantes da Prefeitura de Macaé contra a instalação da BR Distribuidora em Rio das Ostras continua em andamento, juntamente com os diretores e equipe técnica da empresa. No último dia 5, representantes do governo municipal estiveram na sede da BR no Rio de Janeiro e apresentaram um dossiê para os representantes da companhia. Além disso, eles agendaram uma nova reunião, desta vez com o presidente da estatal.

Segundo Francisco Navega, presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), que está acompanhando as negociações, as chances da companhia permanecer em Macaé são bastante otimistas. “Nós apresentamos o dossiê para os representantes da BR Distribuidora no dia 5 de novembro, mas as negociações ainda estão em andamento e não acredito na saída da companhia de Macaé, já que nossas chances continuam muito grandes”, reafirmou.

Ele lembrou que, como o presidente da companhia, José Lima de Andrade Neto, não pôde estar presente no encontro, uma nova reunião foi agendada para o dia 24 deste mês. “Nós tínhamos marcado para o dia 18, mas por causa da agenda do presidente, tivemos que remarcar para o dia 24. Acredito que em breve teremos boas notícias sobre essa negociação”, ressaltou.

Um ponto positivo a favor de Macaé é que a equipe técnica da BR Distribuidora está a favor da permanência da empresa na Capital Nacional do Petróleo. “Eles estão com bom entendimento de que não seria bom que a empresa saísse de Macaé”, completou.

A população também está preocupada com a saída da companhia de Macaé. Prova disso são os inúmeros e-mails enviados para a redação do jornal O DEBATE pedindo que os políticos do município não deixem que a empresa saia da cidade. Morador de Macaé há 32 anos, o leitor Carlos Alberto Miranda, se preocupa com a saída da Petrobras Distribuidora do município, principalmente porque outras empresas já estão se instalando na ZEN (Zona Especial de Negócios), em Rio das Ostras. “Macaé está perdendo muitas grandes empresas para a ZEN e não podemos perder mais uma, ainda mais do porte da BR Distribuidora. Essas perdas estão sendo ruins para o município, já que ele continua sendo impactado e, o que é pior, está deixando de arrecadar impostos”, destacou.

O caso da transferência da BR Distribuidora começou em outubro, com a divulgação do assunto na coluna Negócios & Cia, publicada no jornal O GLOBO e imediatamente destacada por O DEBATE que confirmou a informação e até o agendamento de um almoço do qual participariam o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso que é funcionário da Petrobras e o presidente da BR, agendado para dia 29 do mês passado e que acabou cancelado. A mudança da empresa, que hoje está situada na área do Parque de Tubos da Petrobras, deve acontecer devido a uma exigência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por causa do derramamento ocorrido em meados de 2005, que levou a BR a fazer um grande trabalho de recuperação do lençol freático, por exigência do Ibama e da Feema.

De acordo com Navega, três áreas estão sendo estudadas pela BR para a construção da nova sede. Uma está situada próximo ao Parque de Tubos, a outra próximo ao Terminal de Cabiúnas considerada inexequível por que o transporte teria de atravessar toda a cidade e a terceira está localizada às margens da BR-101, próximo ao parque industrial Primus.

Prefeitura realiza leilão de veículos e materiais inservíveis no próximo dia 25
A Prefeitura de Casimiro de Abreu realizará no próximo dia 25 um leilão de veículos e bens inservíveis ao patrimônio público.
Ao todo, cerca de 1.500 itens serão disponibilizados. Computadores, geladeiras, televisões, rádios, bicicletas e mesas são alguns dos bens que serão leiloados.
O leilão, que acontecerá no pátio da Prefeitura (Rua Padre Anchieta, 234 – Centro), está previsto para começar às 14h. De acordo com o secretário municipal de Administração, Eliezer Crispim, a ação tem como objetivo modernizar os bens permanentes da Prefeitura. “Alguns itens que serão leiloados estão há mais de 15 anos em uso. Na maioria dos casos, não há condições de recuperação. A intenção é arrecadar uma boa quantia para investir em bens permanentes”, disse o secretário.
Os itens estão sendo divididos em lotes e serão expostos para visitação nos dias 23 (9h às 11h – 14h às 16h), 24 (9h às 11h – 14h às 16h) e 25 (9h às 14h), no local onde será realizado o leilão. Apenas os veículos serão leiloados individualmente. A diretora do Departamento de Patrimônio do município, Maria Elena da Silva, explica que os vencedores terão do dia 14 ao dia 23 de dezembro para fazer a retirada dos lotes. “Após o leilão, os arrematadores terão 10 dias para retirar os lotes. É importante destacar que são bens sucateados que tem um alto custo para recuperação. O que é viável recuperar, nós estamos recuperando, como, por exemplo, 650 carteiras escolares que já voltaram ao uso, gerando uma significativa economia para os cofres públicos”, afirmou Maria Elena.
Além dos itens já citados, também serão leiloados impressoras, cilindros de gás veicular, máquinas agrícolas, cadeiras, copiadoras, móveis, utensílios domésticos, telefones, matérias de escritório, ventiladores, entre outros. Vale ressaltar que o leilão será comandado por um leiloeiro público oficial.
Casimiro de Abreu participa da próxima Feira da Providência
O município de Casimiro de Abreu terá um representante na Feira da Providência.
No próximo dia 27, sexta, a partir das 13h , no Riocentro, a Casa do Artesanato terá um stand no evento. A participação casimirense foi acertada durante a visita da Secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Rosana Lélia, no último dia 12, ao Palácio Guanabara.
Com o objetivo de estreitar laços com integrantes e dirigentes do RioSolidário, ONG (organização não-governamental) carioca que desenvolve projetos de responsabilidade, assistência e inclusão social, a primeira-dama do município se encontrou com a primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidário, Adriana Ancelmo Cabral, que se encantou com os produtos da Casa do Artesanato.
Além de Rosana, estavam presentes também o deputado estadual Sabino e a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Ana Cláudia Gonçalves.
A 49ª edição da Feira da Providência acontece entre os dias 25 e 29 de novembro no Riocentro.A feira traz o tema “Um mundo melhor é possível”, e conta com stands de 15 estados brasileiros e de 32 países.
Assistência Social inscreve para o Bolsa Família
A Secretaria Municipal de Assistência Social inscreve moradores de Casimiro de Abreu, Barra de São João, Professor Souza e Rio Dourado e para o Bolsa Família.
O programa do Governo Federal é voltado para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza através da transferência direta de renda.
Quem possui renda per capta mensal entre R$ 70,01 e R$ 140, 00, pode ingressar no programa se tiver membros na família com idade entre 0 e 17 anos. Quem recebe até 70 reais pode participar, independentemente da idade das pessoas da família.O valor do benefício varia de 22 a 200 reais, em função da renda de cada um e do número de menores de 18 anos.
Em Casimiro, são beneficiadas atualmente 1.330 famílias, mas poderiam ser muito mais se essas pessoas atualizassem seus dados cadastrais regularmente.Segundo a assistente social Andréa Oity :’’ Se ficar mais de 1 ano sem atualizar o cadastro, o usuário pode ter o seu benefício bloqueado ou até mesmo cancelado, para que isto não aconteça, basta que ele compareça na Assistência Social para atualizar seus dados”.
Aqueles que tiverem interesse em receber a ajuda, podem se dirigir até a Secretaria Municipal de Assistência Social munidos de comprovante de renda, identidade, CPF ou título de eleitor para que possam se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e responder ao questionário.Quem não tiver como comprovar renda, receberá a visita de uma assistente social em sua residência.
Atletas de Barra de São João se destacam em etapa estadual de jiu-jitsu
Três medalhas de ouro, oito de prata e duas de bronze.
Esse foi o resultado da equipe de Jiu-Jitsu da Escola de Artes Marciais de Barra de São João durante a 4ª etapa do Circuito Rio Mineirinho 2009 – Troféu Rio 2009. Com o resultado, a equipe ficou na 13ª colocação na classificação geral da competição, que aconteceu no último dia 8, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 50 academias.
Os atletas premiados foram Stefanie Alves (ouro), Emilly Delvalle (ouro), Yasmin Castanho (ouro), Marcos Aurélio Conceição (prata), Josué Martins (prata), Renzo Simas (prata), Rodrigo Ribeiro (prata), Jouber Schmith (prata), Igor Fernandes (prata), Iago Pereira (prata), Ronald Delvalle (prata), Ruan Ribeiro (bronze), Everton da Silva (bronze).
Antes, no dia 30 de outubro, a equipe já havia conquistado um expressivo resultado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono. Os atletas Luiz Henrique de Souza, invicto há mais de 10 lutas, Marcos Aurélio Conceição e Josué Martins conquistaram, respectivamente, ouro, prata e bronze.
O próximo desafio da equipe é o 1º Campeonato Estadual Sem Kimono, que acontecerá no dia 22 de novembro no Rio de Janeiro. Quatro atletas deverão representar o município na competição.
Prodesporte
A Escola de Artes Marciais faz parte do Programa de Desenvolvimento Esportivo de Casimiro de Abreu (Prodesporte), que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O núcleo de Barra de São João, que é coordenado pelo professor Antônio Ferreira, atende atualmente cerca 120 alunos nas aulas de Judô, Jiu-Jitsu e Capoeira.
Além da Escola de Artes Marciais, o Prodesporte conta ainda com Academia Popular, Escolas de Futebol de Campo, Escolas de Esportes de Quadra (futsal, basquete, vôlei e handebol), Escolas de Esportes de Aventura (rafting, rapel, arvorismo) e Escolas de Skate.
A intenção do Prodesporte é incentivar a prática de atividades esportivas no município, bem como promover um trabalho sócio-educativo-esportivo com os participantes, estimular a permanência dos jovens na escola, desenvolver a percepção de valores, tais como amizade, respeito ao próximo, espírito de companheirismo, entre outros.
Prefeitura e Senai abrem processo seletivo para 100 vagas em cursos gratuitos
A prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Trabalho e Renda, e o Senai-Macaé abrem processo seletivo para 100 vagas em cursos gratuitos.
Os cursos são voltados para jovens de 14 a 23 anos que estejam cursando o nono ano ou que já tenham terminado. A seleção será feita somente nesta quarta-feira (18) na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), na rua Doutor Télio Barreto, 28, Centro, das 8h30m às 14h.
Essa é mais uma parceria que realizamos com o Senai-Macaé para a qualificação de jovens do município. Esta é uma das áreas mais carentes do mercado de trabalho local: a área técnica. A escolaridade dos jovens que nos procuram é boa, mas falta é a formação técnica. Por isso, buscamos a parceria com o Senai para a capacitação profissional em diversas áreas voltada para a demanda das empresas -, explicou o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo. O processo está sendo realizado pela Coordenadoria de Atendimento ao Jovem, da subsecretaria de Trabalho e Renda. As 100 vagas são distribuídas da seguinte forma: - 25 para operador de suporte técnico em TI – manhã – de 14 a 23 anos, cursando o nono ano ou que já tenha terminado; - 25 para assistente administrativo – noite – noite – de 17 a 23 anos, cursando o nono ano ou que já tenha terminado; - 25 para eletricista de manutenção industrial – noite – de 17 a 23 anos, cursando o nono ano ou que já tenha terminado; - 25 para operador de suporte técnico em TI – noite – de 17 a 23 anos, cursando o nono ano ou que já tenha terminado. Os jovens devem comparecer com a seguinte documentação: - original e cópia do CPF e RG - duas fotos 3x4 - original e cópia do comprovante de residência - original e cópia do comprovante de escolaridade Calendário: - 24/11 - provas de português e matemática – de manhã e à tarde - 27/11 – resultado - 30/11 a 4/12 – matrícula - 7/12 – início dos cursos

Funcionários do Hospital Municipal estão com salário atrasado

É a segunda vez esse ano que o problema acontece

Funcionários do Hospital Municipal de Macaé estão com o pagamento do salário atrasado. É a segunda vez que eles passam por essa situação. No total, são 1200 pessoas que deveriam ter recebido o pagamento até o quinto dia útil, mas o dinheiro ainda não foi liberado pela prefeitura e as contas não param de acumular.
Segundo os funcionários, a direção do HPM não deu nenhuma previsão para regularizar a situação. A desculpa é que a prefeitura ainda não repassou a verba para Fundação Hospitalar Municipal de Macaé, responsável pela gestão da unidade. Essa não é a primeira vez que isso acontece. O pagamento de setembro também atrasou por 10 dias.
A direção do hospital confirmou o atraso dos salários, mas não soube responder o motivo do problema, e garantiu que o pagamento será feito até quinta-feira. “De fato houve um probleminha no repasse do orçamento para a Fundação, na quarta-feira é capaz de ser publicado e na quinta-feira está sendo resolvido o pagamento dos funcionários”, informou
Felipe Barreto, diretor do hospital. A assessoria da prefeitura de Macaé disse que houve atraso no repasse devido a cortes do orçamento e problemas internos da prefeitura como falta de documentos.

Moradores estão assustados com as notícias de que uma nova enchente está por vir

Cardoso Moreira foi a cidade do estado mais castigada pelas enchentes do fim de 2008 e inicio deste ano. 90% das casas ficaram debaixo d'agua

Em Cardoso Moreira, no norte do estado, muitas famílias estão preocupadas com a situação das casas que ficam às margens do rio Muriaé. Algumas já foram interditadas e outras estão com rachaduras. Uma casa em Cardoso Moreira foi interditada pela Defesa Civil durante esta manhã. A residência da dona de casa Ariela da Cunha está em área de risco, às margens do rio Muriaé. Desde a última enchente, a construção ficou comprometida.
As rachaduras estão por todas as paredes... Nos próximos dias, outras quatro famílias terão que sair de casa pelo mesmo motivo. Para evitar o risco de desmoronamento, dois imóveis já foram interditados desde julho deste ano. Pela medição do rio, o nível está normal: 3 metros de altura. Para o transbordamento é preciso chegar a 8 metros. Mesmo assim, as águas provocam a erosão ameaçando a segurança de quem mora nas casas ribeirinhas.
Segundo o monitoramento da Defesa Civil, outras dez casas estão com as estruturas danificadas e correm o risco de desabamento. Mas essas famílias insistem em permanecer nas residências. Desde agosto deste ano, os moradores foram notificados pela Defesa Civil. Porém muitos dizem que não têm para onde ir.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE