| Rio das Ostras Jornal
CIDADE
Festival de Dança reúne aulas com consagrados bailarinos e grandes companhias
Evento em Rio das Ostras reúne academias premiadas
Coreografias de diferentes modalidades, do balé clássico ao street dance, são atrações do X Festival de Dança de Rio das Ostras. Desta quinta-feira a domingo, dia 22, o Teatro Popular recebe grandes companhias e academias premiadas em edições anteriores do evento, uma iniciativa da Fundação de Cultura da cidade. As aulas com bailarinos consagrados realizadas no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e a batalha de dança de rua na Concha Acústica também integram a programação.
Solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes dançam trechos dos balés Don Quixote e Floresta Amazônica na quinta-feira, 19, durante a abertura do evento. A programação no Teatro Popular continua, sempre a partir das 19h, com escolas de dança e academias premiadas, essas últimas fechando as noites do evento.
Na sexta-feira, a Focus Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Quase Uma”, com coreografias de Alex Neoral, que explora as relações entre corpo e seus traços no espaço. Em cena, bailarinos se deparam constantemente com limitações. A partir desse diálogo com o que é permitido e o que é proibido, são criados diferentes espaços e tempos coreográficos.
A atração principal do sábado no Teatro Popular é “Bossa Nova”, da Companhia Nós da Dança, com coreografias de Regina Sauer. Com versões originais e releituras atuais de grandes clássicos do estilo que influenciou gerações, o espetáculo traz a poesia das letras para o movimento corporal, o desenho melódico para a fluidez da execução coreográfica e a batida característica para o balanço do corpo.
Encerrando a programação do teatro, no domingo, a Renato Vieira Companhia de Dança apresenta “Ritornelo”. Criação conjunta de Bruno Cezario e Renato Vieira, o espetáculo marca a volta de Cezario ao Brasil e à companhia de estreia, depois de uma atuação bem-sucedida como bailarino na Europa. Inspirado ainda no romance “Água Viva”, de Clarice Lispector, o balé fala do sentimento de retorno às origens.
Aulas de dança – Outra atração concorrida do festival são as aulas de dança, para bailarinos a partir de 10 anos, que acontecem no Centro de Formação Artística. Na sexta-feira estão programadas as seguintes aulas: Dança Contemporânea, das 10h às 11h30, com Alex Neoral; História da Dança, das 11h30 às 13h, com Eliana Caminada; Dança Moderna, das 13h às 14h30, com Regina Sauer. A partir das 15h haverá a mesa-redonda que vai debater a trajetória e novas perspectivas do festival de dança.
Dança de rua – Um diferencial desta edição do Festival de Dança é que a Batalha de Street Dance Mano a Mano desta vez será em praça pública. No sábado, das 13h às 17h, acontecem as disputas nas modalidades Brake Dance e Hip Hop Dance, com mediação do bailarino e coreógrafo Ary Cordeiro.
Serviço:
Teatro Popular de Rio das Ostras – Avenida Amazonas s/nº - Centro
Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro – Praça José Pereira Câmara, s/nº - Centro
Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro
Entrada franca. Para participar das aulas de dança é preciso fazer inscrição meia hora antes do início, no Centro de Formação.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE